Recadastramento de eleitores em Búzios começa dia 15

Os técnicos da Justiça Eleitoral começam a instalar na próxima quarta-feira, dia 3, os equipamentos para o recadastramento dos eleitores de Búzios. Serão disponibilizados, numa tenda montada ao lado do Fórum, 25 kits com computador portátil, câmera digital, scanner e um mini-estúdio fotográfico. A estimativa é de que o cadastro de cada eleitor demore cerca de 10 minutos. De acordo com informações da Justiça Eleitoral, o sistema biométrico que será usado nas urnas eletrônicas, vai reconhecer as impressões digitais dos eleitores.

– Os eleitores mal notarão as mudanças na hora de votar. Isso porque a urna biométrica vai informatizar um procedimento operacional, já que a liberação das urnas não será mais feita pelos mesários, e sim pela leitura das impressões digitais do próprio eleitor. O simples registro da digital do eleitor será suficiente para autorizar o processo de votação, explicou Gilson Baqui, do TRE-RJ, que recentemente esteve em Búzios participando de uma reunião com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Carlinhos Gonçalves, para acertar os últimos detalhes para o inicio dos trabalhos.

Búzios será a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a implantar o novo sistema de identificação do eleitor. A nova tecnologia já será utilizada no município, em 2010, quando os eleitores voltarão às urnas para a escolha de presidente e deputados.

Para recadastrar os 22 mil eleitores do município, com o apoio da Prefeitura, a Justiça Eleitoral, instalou uma tenda de 850 m2, onde todos os trabalhos serão realizados. . A secretaria municipal de Serviços Públicos fez a terraplanagem do terreno para a instalação da tenda. A Prefeitura também vai instalar banheiros químicos e vai disponibilizar uma ambulância, além de guardas municipais, para garantir a segurança no local.

– A determinação do Prefeito Mirinho Braga é fornecer toda a infra-estrutura necessária para a realização do recadastramento. É um fato inédito. Por meio deste sistema, Búzios não terá apenas a votação mais informatizada do Estado, como também a mais segura, já que não haverá dúvidas quanto à identidade de cada eleitor, disse o chefe de Gabinete Carlinhos Gonçalves.

O objetivo do recadastramento biométrico é excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, tornando inviável a fraude ao procedimento de votação. O recadastramento dos eleitores será feito entre os dias 15 de junho e 15 de julho. Cento e oitenta pessoas estarão envolvidas diretamente no trabalho. Serão funcionários dos cartórios eleitorais da região que trabalharão em sistema de rodízio. Com a implantação da identificação biométrica do eleitor, a Justiça Eleitoral pretende levar o Brasil à vanguarda tecnológica dos processos eleitorais em todo o mundo. O projeto piloto no estado do Rio de Janeiro, já foi implantado em três municípios, sendo um na Região Norte (Colorado do Oeste – RO), outro no Centro-Oeste (Fátima do Sul – MS) e, o último, na Região Sul (São João Batista – SC). A expectativa é a de que, em dez anos, todos os estados do País tenham urnas com leitores biométricos. Assim, a Justiça Eleitoral brasileira dá mais um grande passo rumo à consolidação dos direitos do cidadão.

Deixe um comentário