Comunidade elege a logomarca do Mangue de Pedra de Búzios

A diretora da escola, Telma Bustamante fala sobre a importância dp projeto

Em uma solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (18) na escola municipal Cileia Barreto, no Cruzeiro foi escolhida a logomarca do projeto Mangue de Pedra Monumento Natural de Búzios. Foram selecionados 36 desenhos dos quais foram escolhidos três e por fim eleito o vencedor. O desenho que servirá de base para a logomarca foi criado pelo estudante Nahuel Alonso, de 13 anos da turma 800.

A logomarca foi eleita pelos votos do júri, composto dos representantes do governo municipal: o prefeito em exercício Alexandre Martins, o chefe de gabinete Rafael Mika, a secretária adjunta de Educação Sandra Regina Pereira e o secretário de Serviços Públicos Henrique Gomes, além de representantes das entidades civis Ama Geribá e Coeduc/ Anda Brasil Luciane Veloso e Nicole Ballona e da empresa Statoil, Carla Vicente. Houve também uma votação entre os próprios alunos; nas duas eleições o desenho vencedor foi o mesmo.

Para o prefeito em exercício a participação dos alunos é fundamental no processo de preservação do Mangue de Pedra. Ele afirmou que o Mangue é uma das riquezas que Deus deu a Búzios e que nós só temos que preservar:

– A nossa função é fazer o que estamos fazendo e por isto a parceria entre o poder público, as entidades civis e a iniciativa privada é muito importante. Sozinho ninguém faz nada – afirmou Alexandre.
Ao finalizar o prefeito em exercício ressaltou a importância dos adolescentes terem a oportunidade de aprender sobre a conscientização ambiental e disse que eles crescerão com uma mentalidade diferente da geração atual: com a consciência da preservação.

A secretária de Meio Ambiente e Pesca Adriana Saad anunciou para o próximo mês o lançamento oficial do projeto “Mangue de Pedra, Monumento Natural”.

De acordo com Adriana o Mangue de Pedra de Búzios é o único existente no Brasil.

O objetivo é transformar o local numa Unidade de Conservação do tipo Monumento Natural, o que possibilitaria a sua preservação como área de interesse geológico e ambiental. Alunos dos últimos anos da escola Cileia Barreto farão um curso de capacitação, onde aprenderão cuidar tecnicamente da natureza. Eles receberão um kit com computador, GPS e outras ferramentas que vão auxiliar na função de monitores ambientais, para atuar Mangue de Pedra.

Deixe um comentário