Estudantes de Búzios visitam exposição de geologia


Alunos da Rede Municipal de Ensino de Búzios visitaram na última sexta-feira (30) uma exposição de geologia no Hotel Atlântico. De acordo com informações da secretaria de Educação e Ciência, trata-se de um projeto da secretaria, em parceria com o departamento de Geologia UFRJ, sobre o supercontinente do sul Gondwana.

Segundo informações dos pesquisadores o Gondwana incluía a maior parte das zonas de terra firme que hoje constituem os continentes do Hemisfério Sul, incluindo a Antártida, América do Sul, África, Madagascar, Seicheles, Índia, Austrália, Nova Guiné, Nova Zelândia, e Nova Caledônia. Foi formado durante o período Jurássico Superior há cerca de 200 milhões de anos, pela separação do Pangeia. Os outros continentes nessa altura a América do Norte e Eurásia ainda estavam ligados, formando o super continente de Laurásia.

Em Búzios, o projeto visa constatar o Gondwana nas praias. Alunos da Escola Municipal Ciléa Maria Barreto coletaram amostras de rochas, solos e areias das praias da cidade. Até hoje já foram coletados materiais de nove praias. Estes materiais fizeram parte da exposição. O projeto terá continuidade no ano que vem e envolverá as outras unidades escolares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s