Prefeito Mirinho acompanha visita técnica da Ampla para implantação do projeto Cidade Inteligente Búzios

Orestes, Eules e Mirinho Braga

Acompanhado pelo gerente do projeto Cidade Inteligente Búzios, Orestes Castaneda, engenheiros da Ampla, e representantes da Finep e do Sebrae RJ, o prefeito Mirinho Braga juntamente com o vice-prefeito Alexandre Martins e secretários de Governo Rafael Mika, de Gestão, Faustino de Jesus, e de Comunicação e Cultura, Alan Câmara, participou da vistoria técnica ao Centro de Monitoramento e Pesquisa, e às obras da Lagoa da Usina.

O Centro será usado para monitoramento das redes inteligentes do balneário, além de pesquisas de universidades e empresas parceiras. A prefeitura disponibilizou o espaço, e a Ampla está promovendo a montagem do Centro, que contará com moderna estrutura e tecnologia de ponta para o pleno desenvolvimento do projeto Cidade Inteligente. No local uma equipe especializada ficará responsável também pelo atendimento ao público, que poderá conhecer as vantagens do projeto e opções para o consumidor que quer economizar e até vender energia excedente.

– Nossa meta é instalar na Península dez mil medidores modernos, capazes de calcular a energia gasta e a excedente, produzida por exemplo por um gerador doméstico de energia solar, que poderia devolver energia à rede. Com isso o consumidor poderá vender energia excedente à concessionária – destaca Orestes.

Satisfeito com as novidades que virão para Búzios, como a conversão da rede de distribuição de energia em uma rede mais inteligente e eficiente, capaz de integrar toda a geração existente, a possibilidade de aplicação de tarifas diferenciadas de acordo com o horário de consumo, a utilização de lâmpadas de LED na iluminação pública, maior incentivo à eficiência energética das instalações de edifícios públicos, permitindo um controle do consumo por aparelho em tempo real, além de uma rede de distribuição mais eficiente com sistemas de controle automáticos, reduzindo a duração da interrupção do fornecimento, o prefeito Mirinho Braga ressaltou que a cidade receberá também carros e bicicletas elétricas, dois postos de recarga de energia, além da criação de pontos de geração de energias renováveis (solar e eólica).

– Este projeto que inicia em Búzios é piloto para todo o Brasil e América do Sul. Tive a oportunidade de ver este projeto funcionando em Málaga, na Espanha, e tenho a dimensão de sua importância. Este projeto representa o futuro em termos de distribuição e aproveitamento da energia de forma sustentável. O projeto da Cidade Inteligente é a cara de Búzios – afirmou o prefeito.

 

Inicia a instalação de 30 postes com iluminação de LED no entorno da Lagoa da Usina

 

A visita técnica contemplou também as obras de instalação de 30 postes com iluminação de LED no entorno da Lagoa da Usina. Em uma primeira etapa serão instalados 10 postes com 20 luminárias. A utilização dessas lâmpadas permite maior economia de energia e maior capacidade de iluminação. As novas luminárias possuem sensor de presença e não emitem CO2, reduzindo o impacto no meio ambiente, e duram em média 80 mil horas, oito vezes mais que as lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s