Fazendas marinhas de Búzios já produzem ostras e mexilhão

Sete meses após ser implantada, a fazenda marinha de José Gonçalves está produzindo mexilhão de excelente qualidade. A informação é da secretária do Meio Ambiente e Pesca Adriana Saad. Na última sexta-feira (13) o prefeito Mirinho Braga acompanhou a secretária na avaliação realizada na  fazenda da Rasa. Durante a visita houve degustação.

Adriana Saad destacou a produção da fazenda de José Gonçalves:

– A produção de mexilhões em José Gonçalves está muito boa. Foram produzidas três toneladas de mexilhões cuja carne é saudável e saborosa. Além do sabor, a carne do mexilhão ocupa toda a concha, característica presente nos melhores mexilhões – disse Adriana.

Na Rasa, com apenas uma long line os pescadores também já colheram ostras e mexilhões. Toda a produção foi vendida pelos maricultores.

As fazendas marinhas de Búzios estão em fase de ampliação e cada uma ganhou mais dois long lines, proporcionando assim a possibilidade de dobrar a produção.

Em junho do ano passado os pescadores artesanais de José Gonçalves e Rasa receberam oito kits especiais contendo todo o material necessário à montagem de fazendas marinhas para a produção de mariscos.

De acordo com Adriana, a produção nas fazendas é de responsabilidade dos próprios pescadores, que receberam formação técnica da Fiperj para desenvolver a atividade. A Prefeitura promove a orientação necessária e fiscaliza e apóia o trabalho até o momento da colheita.
O programa de Maricultura tem por objetivo gerar uma atividade sustentável que proporcione uma alternativa de renda aos pescadores artesanais. Cada Associação é composta por dez famílias de pescadores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s