Secretaria de Saúde divulga relatório da dengue

A secretaria de Saúde de Búzios divulgou esta semana o relatório sobre os casos de dengue no município. Na primeira quinzena de janeiro de 2012 foram notificados dez casos suspeitos. Destes, três foram descartados, quatro casos estão sendo investigados e três casos foram confirmados como dengue clássica.

De acordo com informações obtidas junto ao Departamento de Vigilância Epidemiológica os casos de dengue que foram registrados ocorreram na faixa etária de 15 a 19 anos (50%); de 20 a 34 anos (40%) e de 39 a 45 anos (10%).

Os bairros onde houve ocorrência da doença foram: Baía Formosa, Capão, Cem Braças, Centro e Rasa.

Já no período de 15 a 21 de janeiro foram notificados três casos suspeitos de dengue. Todos estão sendo investigados.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Moutinho, o resultado do primeiro relatório do ano reflete o trabalho que vem sendo realizado pela secretaria de Saúde. Ela explica:

– A rede foi organizada para dar atenção ao paciente com dengue envolvendo a capacitação de profissionais médicos e enfermeiros para a assistência necessária ao cidadão – afirmou Adriana.

Ela informou também que o trabalho preventivo e de conscientização, que vem sendo feito ao longo do ano, teve como conseqüência os números divulgados.

O Ministério da Saúde recentemente lançou a Campanha Nacional de Combate à Dengue: “Sempre é Hora de Combater a Dengue”, que pretende reforçar a sensibilização da sociedade sobre a importância de se prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença. A cartilha orienta que basta manter hábitos domésticos simples para se evitar a proliferação do Aedes aegypti, como limpar calhas e caixas d’água e recolher o lixo. Ao apresentar sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores pelo corpo e náuseas, a pessoa deve procurar imediatamente orientação médica e não se automedicar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s