Consulta Pública sobre Mangue de Pedra reúne entidades civis no Cemei

A secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios realizou na quinta-feira (1º de março) a Consulta Pública para tratar da criação da ‘Unidade de Conservação Municipal Monumento Natural Mangue de Pedra, categoria Proteção Integral’. O evento atraiu diversas entidades civis que debateram o tema por duas horas aproximadamente.

A Consulta Pública foi presidida pelo secretário de Planejamento Rui Borba e pela secretária do Meio Ambiente e Pesca Adriana Saad. De acordo com Rui Borba o evento teve como objetivo principal conhecer o projeto que foi gestado na secretaria do Meio Ambiente e Pesca.

Logo na abertura a secretária Adriana Saad explicou que já existem na cidade duas Unidades de Conservação: a do Parqque dos Corais e a Apa Marinha. A do Parque dos Corais será a terceira.  Segundo Adriana a Unidade de Conservação é um dos mais importantes instrumentos de proteção ambiental, que gera empregos verdes através da exploração econômica sustentável.  Ela destacou que em um Monumento Natural é possível haver parcerias com a iniciativa privada.

Sobre a Unidade de Conservação Municipal Monumento Natural Mangue de Pedra Adriana disse que está sendo criada a partir da demanda que veio da sociedade ao reconhecer a importância ecológica, biológica e geológica do Mangue.

Durante o evento, representantes da Associação Quilombola da Rasa e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) questionaram sobre a situação fundiária. A secretária Adriana informou que qualquer pessoa que tenha uma propriedade naquele local deve abrir um processo na prefeitura para que seja submetido a análise da Procuradoria Municipal.

Além das entidades civis ligadas ao movimento Quilombola outras instituições como o Instituto Ecológico Mata Atlântica, Fio Cruz, Agenda 21 Escolar, Fórum das Entidades Civis de Armação dos Búzios (Fecab), Coeduc, (Conselho Estadual dos Direitos do Negro) Cedine e a Associação de Moradores da Marina participaram da Consulta Pública com sugestões e críticas ao projeto.

A ‘Unidade de Conservação Municipal Monumento Natural Mangue de Pedra, categoria Proteção Integral’ será criada através de decreto municipal após o tema ter sido amplamente discutido com a sociedade civil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s