Inauguração posto Consciência EcoAmpla em Búzios

Inauguração posto Consciência EcoAmpla em Búzios

 

Nesta quinta-feira, 19, o prefeito Mirinho Braga, a secretária de Meio Ambiente e Pesca, Adriana Saad, e diretoria da Ampla, participaram do  lançamento do Ecoponto no Horto Municipal de Búzios. Criado em parceria com a secretaria de Meio Ambiente e Pesca, o posto de coleta é mais uma etapa do projeto Cidade Inteligente, que pretende tornar Búzios uma cidade referência em consumo eficiente de energia elétrica no Brasil e na América Latina.

O Projeto Consciência Ecoampla incentiva a população a realizar a coleta seletiva e a trocar seu lixo reciclável por bônus na conta de energia. O objetivo é incentivar a prática da reciclagem na região por meio do programa da distribuidora que troca resíduos recicláveis por bônus na conta de luz. Os clientes e comerciantes podem até zerar o valor de suas faturas se o montante de bônus concedido em um mês for igual ao valor do consumo de energia no período. Na lista dos resíduos para reciclagem  estão desde papéis, ferros, plásticos e vidros até óleo de cozinha.

Em Búzios, o projeto terá três vertentes de atuação. A primeira, que já está em andamento, é o recolhimento de óleo vegetal descartado por restaurantes, comércios e residências, como fruto de uma parceria com o INEA – Instituto Estadual do Ambiente e com o PROVE – Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal do Estado do Rio de Janeiro. A segunda vertente é o posto fixo de coleta, inaugurado hoje no Horto Municipal, atendendo não só os moradores como também o comércio e a rede hoteleira. A terceira forma de atuação será o recolhimento porta a porta de resíduos, com caminhões, em grandes geradores, hotéis e pousadas, em parceria com a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Região dos Lagos (Cocare).

Foto Sergio Quissak

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s