Mirinho Braga é finalista ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor


Vencedor do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor 2010, quando conquistou o título de terceiro maior Prefeito Empreendedor do Estado RJ, o prefeito de Búzios Mirinho Braga, é um dos 20 finalistas selecionados para a fase final desta nova edição, a VII do Prêmio Sebrae. Em avaliação, as iniciativas realizadas no município que geraram impacto positivo para o empreendedorismo local.

A cerimônia de premiação acontece nesta quarta-feira (25) às 15h00, no Salão Nobre do Palácio da Guanabara, no Rio, com presença do Governador Sérgio Cabral, e do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Jésus Costa.

Entre as principais ações analisadas, estão programas como o de apoio à coleta seletiva de lixo, que organizou catadores e cooperativas criando Eco Pontos para recolhimento de material reciclável. Além de fortalecer a geração de renda para famílias envolvidas com a atividade, a longo prazo o programa também ajuda a reduzir custos do município com o lixo, uma vez que contribui para a redução dos resíduos sólidos encaminhados para a usina de tratamento. A atividade da Maricultura desenvolvida em parceria com associações de pescadores é mais um exemplo de ação bem sucedida na geração de oportunidades e renda. Este mês, pescadores de José Gonçalves já estão colhendo cerca de 3 toneladas de mexilhões, criados na fazenda marinha montada pela Prefeitura. A atividade chamou a atenção por envolver também o trabalho da família, uma vez que mulheres e filhas dos pescadores transformam as conchas de mexilhões em produtos de artesanato que são vendidos aos turistas.

Na área de Gestão, a implantação da Lei Geral de apoio as micro e pequenas empresas e ao Empreendedor Individual, e medidas como a criação da Sala do Empreendedor, mereceram destaque. Entre demais ações, o projeto Cidade Inteligente Búzios, que prevê uma nova realidade energética para o município, mais eficiente e econômica, envolvendo inclusive formas alternativas de geração de energia.

Prêmio Prefeito Empreendedor 2012

Com o objetivo de reconhecer a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do surgimento e do desenvolvimento de micro e pequenas empresas em seus municípios, o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, atinge sua sétima edição. Consagrado como um programa estratégico para a articulação de políticas públicas em prol da melhoria do ambiente empreendedor nos municípios brasileiros, o Prêmio é um instrumento para firmar o tema do desenvolvimento econômico e dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública.

Dos 92 municípios do estado do RJ, 65 se inscreveram no VII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, mas apenas 20 foram qualificados para a segunda fase. Da Baixada Litorânea são quatro municípios na disputa; Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e Silva Jardim.

Os prefeitos selecionados receberão certificado Sebrae Prefeito Empreendedor, inserção do projeto em mídia estadual, publicação de seus projetos no livro Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, e selo Prefeito Empreendedor – Finalista Estadual. A premiação estadual ocorre no primeiro semestre de 2012, com a escolha dos três primeiros colocados.

Criado em 2001, o Prêmio do Sebrae integra no Rio de Janeiro o Programa Lidera Rio que incentiva os gestores públicos a desenvolverem políticas de apoio aos pequenos negócios. O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor está disponível na Web. Acompanhe através do site www.sebraerj.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s