ALAB realiza evento cultural em Búzios

A Semana de Artes e Culturas Internacionais e o II Seminário Acadêmico Cultural atraíram mais de 1.500 pessoas

A Academia de Letras e Artes Buziana (ALAB) realizou nos dias 25,26 e 27 a Primeira Semana de Artes e Culturas Internacionais (Saci) e o II Seminário Acadêmico Cultural. O evento, que teve o apoio da prefeitura de Búzios atraiu cerca de mil quinhentas pessoas vindas de 16 Estados do Brasil e do exterior.

De acordo com os organizadores o SACI é um projeto realizado pelo corpo acadêmico da ALAB, dirigido pela acadêmica Dyandreia Portugal e pelo Presidente José Gonzaga.

A programação teve início na sexta-feira com o prefeito Mirinho Braga. O concerto da Filarmônica Rio Branco e a queima de fogos de 15 minutos deram um tom especial ao evento cultural. A posse dos novos Efetivos Acadêmicos, Honorários e dos 14 Embaixadores Internacionais de Cultura da ALAB foi um dos momentos marcantes da noite.

No mesmo evento a secretária de Educação e Ciência de Búzios, Carolina Rodrigues, eleita Patronesse, empossou os onze membros da Academia Jovem da ALAB, oriundos do I Concurso de Contos realizado pela ALAB e PMAB em 2011.

Martinho da Vila Filho, substituindo o pai naquela ocasião empossou os Acadêmicos Correspondentes da ALAB.

No sábado aconteceu a V Feira Literária da Literarte, da I FLIB (Feira Literária Infantil de Búzios) e a Exposição Artes Plásticas e o I Concurso de Desenhos Infanto Juvenil – ALAB & PMAB que contou com 372 artistas plásticos e escritores, locais e visitantes de outros Estados Brasileiros e Internacionais.

O II Seminário Acadêmico Cultural atraiu intelectuais com diversas palestras sobre temas culturais como: “A importância das Academias de Letras e Artes no Brasil”cujo palestrante foi o catedrático Evanildo Bechara – gramático e filólogo brasileiro, “As artes plásticas e a literatura, unidas como instrumento de comunicação”, com a professora Maria Amélia Amaral e “Intercâmbio Cultural e sua importância no novo milênio.”, com o Vice-Presidente da ALAB, William Almeida Carvalho, membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF e da Academia de Letras de Brasília.

À noite o espetáculo de ballet com Kethllen Camille,  Hiolanda e Michelle do Grêmio Sociocultural Cem Braças (20min), tendo como maitre, a professora Ofélia Cordeiro, abrilhantou a festa. A Apresentação dos alunos da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) fechou a noite com chave- de- ouro.

O encerramento da Feira Literária no domingo reuniu Escritores e Artistas plásticos participantes da Feira Literária Literarte e Exposição de Artes Plásticas. Houve lançamentos literários e autógrafos.

Na ocasião foram conhecidos os vencedores do I Concurso de Desenho da ALAB & PMAB. O primeiro colocado foi Edson Spittel de Andrade da Silva, aluno da Escola Municipal Professora  Cilea Maria Barreto. O segundo lugar ficou com a aluna Beatriz Silva Brito da Escola Municipal Professora Eulina de Assis Marques e o terceiro lugar foi conquistado por Genildo Póstimo da Silva da Escola Municipal Professora Eulina de Assis Marques.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s