Búzios já tem novo pelotão contra as drogas

A Secretária de Educação e Ciência, Carolina Rodrigues e os cabos Klayton e Júlio, representantes do comando da PM.

Em solenidade oficial realizada no auditório do CEMEI, na Rasa, o 25º Batalhão de Policia Militar e a Secretaria de Educação e Ciência realizaram nesta terça feira pela manha, a formatura de 150 alunos da rede pública, que participaram do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas neste ultimo semestre.  

Desta vez foram formadas cinco turmas de 5ª. Série, três da E.M. Emígdio Gonçalves Coutinho e duas da E.M. José Bento Ribeiro Dantas, mas nos últimos dois anos de Proerd em Búzios já passaram pelo programa cerca de mil estudantes da rede.

Em tom oficial aconteceu a entrada das autoridades e, logo em seguida, a das turmas, sendo executado o hino nacional. O Tenente Coronel Marco Aurélio, chefe do Escritório do Programa de Prevenção do Rio de Janeiro, e o Cel Gilmar Barros Reis, Comandante do 25º BPM, estiveram representados, respectivamente, pelos cabos Julio e Klayton. Participaram ainda da mesa, o Capitão Marcos Vidal, representante do Major Breta do Corpo de Bombeiros; a Secretaria de Educação e Ciência, Carolina Rodrigues; as diretoras Regina dos Santos e Kátia Cristina Francisco; os sargentos Ubaldo e Vinicius, titulares do Proerd nas escolas; e outros cinco instrutores do programa na região.

A secretária Carolina Rodrigues destacou como um dos aspectos mais importantes do programa, a aproximação policia/comunidade, fazendo com que se ajustem socialmente.  

_ Este programa desmistifica a imagem de truculência que muitos fazem da policia. É claro que ela atua na repressão, mas também opera muito bem na prevenção. A gente nota o carinho a cada formatura. Não é simplesmente a entrega de um certificado, mas se registra a vitória de mais um grupo que vai ter o papel de se manter firme sem o uso de drogas. No futuro estas crianças vão poder dizer a outros que é possível fazermos muitas viagens e sermos felizes sem as drogas!

 Em nome do Comando do 25º BPM o Cabo Kleyton fez citações bíblicas, lembrando aos pais, educadores e autoridades de seu papel de instruir a criança no bom caminho em que ela deve andar, a fim de nunca se desviar dele. Ele também orientou as crianças a serem agentes multiplicadores de tudo quanto aprenderam.

Num telão o publico assistiu a um teatro de marionetes feito pelos próprios alunos durante o curso. Logo após, representando suas respectivas turmas, cinco alunas receberam diploma, medalha e um presente por terem se classificado no concurso de redação. O melhor texto de cada escola foi lido pelas próprias autoras. Paulina Rodrigues Souza (José Bento Ribeiro Dantas) e Letícia Silva Costa (Escola Emígdio Coutinho), retrataram a realidade vivida hoje na maioria das escolas. A primeira citou em seu texto que além de aprender a resistir às drogas, graças ao Proerd já sabe como se livrar do bullying, denunciando a ameaça por bilhete à professora. Já a jovem Letícia destacou em sua redação a importância de espalhar o que aprendeu no Proerd.

Alunos e pais recebem instrução do Cabo Klayton contra as drogas

  Os novos formandos leram, ainda, o termo de compromisso de dizer sempre “não, às drogas!”. Com direito a efeitos especiais de uma chuva de prata, a formatura terminou com um show à parte dos sargentos Vinicius, Ubaldo e dos Cabos Klayton e Julio que junto com os alunos ao som da musica tema do Proerd fizeram uma bela coreografia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s