Alunos da Escola de Música Villa Lobos de Búzios participam de Ensaio Aberto do violinista Tim Fain com a Orquestra Sinfônica no Rio

Um grupo de dez alunos de violino da Escola Municipal de Música Tom Jobim – Núcleo Villa Lobos, em Búzios, estará participando nesta sexta feira, dia 14, às quatro da tarde, na Fundição Progresso, do Ensaio Aberto na Sala OPES, com a presença do violinista americano Tim Fain, que se apresenta no sábado, dia 15, às 16 horas com a Orquestra Sinfônica da Petrobrás no Teatro Municipal no Rio de Janeiro.

Trata-se de uma oportunidade única onde os alunos poderão conversar com o solista e demais músicos, incluindo o maestro Carlos Prazeres, ampliando o seu conhecimento sobre como funciona uma orquestra sinfônica profissional. O contato com um solista importante como Tim Fain, segundo Marta Carvalho, diretora da Escola Tom Jobim, irá enriquecer muito os alunos.

– O Ensaio Aberto vai estreitar a relação deles com a música. Recebemos 15 convites e estaremos levando para o Ensaio Aberto os alunos de violino. Alguns professores e pais irão acompanhá-los até porque se trata de uma novidade e todos estão super animados com a ideia – comentou ela, acrescentando que aproveitará também para fazer novos contatos visando a participação dos alunos em mais eventos.

 O convite para o workshop partiu da própria Academia Juvenil de Música da Orquestra Petrobrás, após o violinista buziano Guilherme Carvalho, de 15 anos, ser classificado entre os dez melhores numa aferição realizada em agosto, para escolher três juvenis para a orquestra.

   

Quem é Tim Fain

O músico que os alunos da Escola Tom Jobim irão conhecer tem um currículo extenso. Natural de Santa Mônica, no estado norte-americano da Califórnia, Tim Fain graduou-se no Curtis Institute da Filadélfia, onde estudou com o violinista russo Victor Danchenko. Depois, sob a tutela do compositor Robert Mann, complementou sua formação musical na Juilliard School de Nova York, cidade onde reside. Bolsista do Avery Fisher Career Grant, programa de incentivo a jovens talentos vinculado ao Lincoln Center, e estrela em ascensão na opinião de conceituadas revistas como Symphony e The Strad, Fain debutou em Nova York no Alice Tully Hall ao lado da New York Chamber Symphony, sob a regência do maestro e trompetista norte-americano Gerard Schwarz. No Lincoln Center, sua estréia aconteceu no Mostly Mozart Festival, com a renomada Orchestra of St. Luke’s.

  Participou de salas de concerto dos Estados Unidos, ao lado da Orquestra Sinfônica de Baltimore, sob o comando de Marin Alsop, da Brooklyn Philharmonic, das sinfônicas de Illinois e Maryland ou da Orquestra de Câmara de Cincinnati. Na condição de solista, Fain atuou também à frente do Philip Glass Ensemble, na versão para concerto de Einstein on the Beach apresentada no Carnegie Hall em 2007.

 Como recitalista, Tim Fain já esteve no Concertgebouw de Amsterdã, no Weill Hall novaiorquino, no San Diego Arts Institute e no Ives Festival de Boston. Muito requisitadas são também suas excepcionais qualidades como músico de câmara, seja na Chamber Music Society de Nova York ou em festivais internacionais como, dentre outros, os de Ravinia, nos Estados Unidos, Spoleto, na Itália, ou Lucerna, na Suíça.

 Intérprete privilegiado da literatura clássica, de Beethoven a Tchaikovsky, Fain é também um entusiasta da música erudita produzida nos séculos XX e XXI, além de apaixonado jazzista.

O violinista se apresenta no Teatro Municipal neste sábado, conforme segue:

Tim Fain, violino. Orquestra Petrobras Sinfônica.

Carlos Prazeres, regente.

Dia e hora: Sábado, 15 de Setembro de 2012, às 16:00. Série “”Portinari

Programa: Philip Glass: Concerto N. 1, para violino e orquestra. Berlioz: Sinfonia Fantástica Op. 14; Rêveries; Passions; Un bal; Scène aux champs; Marche au suplice; Song d’une nuit du sabbat.

Local : Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Pça. Floriano, s/n – Centro. Tel.: (21) 2332-9191.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s