Guardas Municipais de Búzios fortalecem AGMAB

 Visando fortalecer e divulgar a criação da AGMAB – Associação de Guardas Municipais de Armação dos Búzios, ainda em fase de estruturação, uma comissão de representantes da entidade esteve nesta terça-feira no Gabinete da Prefeitura.

 Fundada em 2011, a associação funciona, provisoriamente, numa casa na Colina de Geribá, tendo como presidente Cristiano da Silva Cantanhede, como vice Rafael de Oliveira Vieira, e mais 15 pessoas à frente da sua diretoria.

Dos 160 membros que compõem a guarda hoje, 130 já são associados da entidade, que recolhe deles uma pequena taxa de contribuição descontada em folha. A iniciativa da associação partiu dos próprios guardas, com o objetivo de unir mais o grupo através de atividades esportivas e confraternizações, bem como discutir problemas relacionados à classe.

A Guarda de Búzios, primeira no Brasil a possuir um Plano de Carreira, tem recebido promoções com salários ajustados. A sua primeira turma iniciada como Classe 3 em 2010, já foi promovida a Classe 2 e em julho do próximo ano passa para Classe 1. É o caso dos GMs Lourenço, Guimarães e Vieira, que integraram a comissão que esteve na prefeitura nesta terça. Eles disseram que a maioria da primeira turma já está apta a treinar os 124 novos guardas concursados que assumirão seus cargos em janeiro.

  Segundo Cristiano Cantanhede, na verdade eles já estão com o curso de formação para os novos guardas pronto, só dependendo agora de montar a equipe que irá ministrar aulas de História, Educação Física, Defesa Pessoal e Legislação, entre outras matérias importantes para o bom desempenho da função.

– Sem dúvida, já temos um grupo bom de pessoas preparadas dentro da corporação para ministrar vários cursos aos colegas que vão entrar. É só uma questão de organização interna – observou o GM Guimarães.  E por decisão da maioria, após a formação dos novos concursados, eles pretendem promover uma reciclagem para os guardas mais antigos, com o apoio da Ong Viva Rio, objetivando prepará-los para a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas no Rio em 2016.

 Segundo acrescentou o GM Vieira mais da metade da Guarda já possui nível superior, e muitos têm se capacitado também através do ensino à distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp).

 – O nosso objetivo é adequar a Guarda de Búzios segundo os padrões nacionais da própria SENAP, e nisso já começamos bem, porque temos o nosso plano de carreira, que, aliás, foi uma das diretrizes do 1ª. CONSEG – Conferência Nacional de Segurança Publica, realizada em 2009, em Brasília – comentou o GM Lourenço.

Outro sonho da classe, segundo disseram, é a construção de uma sede própria para a Guarda, para a qual contam com o governo municipal, que já solicitou deles um projeto padrão.

A Guarda também espera a expansão das atividades atuais de proteção ao turista, tendo sugerido à prefeitura a compra de bicicletas para facilitar a ronda nas ruas e praças da cidade.

 O grupo pretende encaminhar para as secretarias de Educação e Ciência, e Comunicação e Cultura para a devida apreciação e aprovação, a letra do “Hino da Guarda de Búzios”, composição do Gm Simões.

 – A nossa entidade é, por enquanto, só uma semente, mas a longo prazo colheremos frutos, que irão trazer melhorias para a classe e também nos serviços que prestamos à sociedade – concluiu o presidente da AGMAB, Cristiano Cantanhede.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s