Começam hoje as celebrações pela Semana do Trânsito em Búzios

Começa nesta segunda feira, 17, e vai até o dia 21, sexta feira, as comemorações da II Semana de Trânsito organizada pelo projeto Cuca Fresca da secretaria de Ordem Pública de Búzios, no CEMEI – Centro Municipal de Educação Integral, na Rasa.

      O projeto, hoje, está concluindo a montagem de uma minicidade que será usada para mostrar na prática às crianças como as pessoas devem respeitar às leis e sinalizações no trânsito. Amanhã, terça feira, dia oficial de abertura da Semana do Transito em todo o país, às nove horas vai acontecer no Cemei, uma apresentação de teatro e em seguida, mini-palestras para alunos e pais da educação integrada.  Em diferentes pontos da cidade, também estarão acontecendo ações de educação para o trânsito por homens da Guarda Municipal.

 A maquete da minicidade, de 60m2, reproduz casas, hospital, escolas e mercados, e possui ruas para a circulação de veículos, inclusive com faixas de pedestres e placas. Com ajuda dos professores de arte do Cemei os próprios alunos estão construindo carros de papel machê, que utilizarão pelas ruas da minicidade, a fim de aprender tanto sobre o papel dos motoristas quanto dos pedestres.

       Segundo o coordenador do Projeto Cuca Fresca, GM Israel de Santana, por determinação do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, esta foi estipulada a década da diminuição do trânsito no Brasil, e o projeto resolveu priorizar, este ano, o pedestre.

      – Os motoristas esquecem que, no trânsito, a prioridade é dos pedestres, e não deles. Isso ocasiona atropelamentos geradores de invalidez ou traumas, que aumentam o custo da saúde para o município.  O ideal seria não termos tantas vítimas, assim mais recursos iram para os programas destinados à família, educação e até mesmo para uma melhor sinalização da cidade – analisou.

      Ainda segundo o GM Santana, irão acontecer todos os dias, pela manhã e à tarde, palestrinhas de 15 minutos para as crianças, ministradas por diferentes pessoas das secretarias de Ordem Pública e Educação e Ciência, sobre travessia segura. E após o encerramento da Semana Nacional do Trânsito, no dia 25, o Projeto Cuca Fresca pretende abrir a minicidade a visitações das creches. Outras turmas interessados em agendar uma visita basta ligar para o Cemei (22) 2633-7016 ou cel. 98918617 (Santana).

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s