Minicidade do Cuca Fresca agita Semana do Trânsito em Búzios

Personagens como Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau ganham falas novas na educação para o trânsito

Começou nesta terça feira (18), oficialmente, a Semana Nacional de Trânsito, cujo tema escolhido pelo governo federal a ser trabalhado em todo país este ano é “Uma Década com Redução de Acidentes”.

             Em Búzios o tema foi adaptado pelo Programa Cuca Fresca, da secretaria de Ordem Pública para “Uma Década Sem Acidentes de Trânsito”, a fim de ser ministrado aos alunos da educação integrada no CEMEI, na Rasa.

               Tendo como apoio uma minicidade que foi montada pelos guardas do Cuca Fresca com apoio de professoras da própria escola, os alunos estão tendo palestras de 15 minutos sobre o assunto, bem como assistindo a peças adaptadas com criatividade, usando personagens como Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau e o Caçador, objetivando educá-las a se posicionar no trânsito como cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

 Na adaptação de um dos textos, feito pela professora de teatro Kátia Guarrido, a Chapeuzinho (interpretada pela própria professora) é uma pedestre desatenta, que caminha para a casa da vovó no meio de um trânsito intenso, sem observar as faixas e sinais, ouvindo musicas com fones nos ouvidos. O Lobo Mau, vivido pelo GM Leandro, é um motorista mal intencionado que dirige sem carteira atropelando pessoas, inclusive a desatenta Chapeuzinho. Ele acaba sendo preso pelo Caçador que, no contexto moderno, é um guarda municipal chamado pelo celular pela própria menina. O público formado por alunos até a quinta série, interage o tempo todo, respondendo sobre os erros cometidos pelos personagens no trânsito.

   Todas as turmas participam de aulas práticas dadas por guardas na minicidade, onde não falta escola, peixaria, hospital, prefeitura e o posto de gasolina Cuca Fresca, no qual todos param para abastecer, após seguir um roteiro sempre inédito por ruas sinalizadas, vestindo veículos em papel machê, confeccionados no ateliê de arte do Cemei. Cinco alunos por vez, assumem o papel de um motociclista e motoristas de um ônibus, um fusca, um carro da guarda municipal e uma van, conduzindo seus transportes pela cidade, tendo que obedecer às regras de sinalização, sob o risco de perderem pontos na carteira caso estacionem em local proibido ou desrespeitem a faixa de pedestres.

   – Cada hora é um roteiro diferente que fazemos, para que as crianças permaneçam atentas. Se uma delas perder três pontos, perdem o direito, por exemplo, de pilotar uma segunda vez – explica o GM Leandro Fábio que juntamente com a GM Elenilza é quem responde no dia a dia pelo Programa Cuca Fresca no Cemei.

Para eles a riqueza deste programa, criado em 2009 pelo governo municipal, está na possibilidade de auxiliar na formação dos alunos, melhorando o convívio deles seja em família ou na sociedade de uma forma geral.

 De acordo com o supervisor do Cuca Fresca, GM Sant’anna, o  programa criado pela secretaria de Ordem Pública, já funcionava desde 2009 como apoio à educação tradicional nas escolas da rede, mas a partir de 2011, atendendo a convite da secretaria de Educação e Ciência, passou a atuar na educação integrada no Cemei, onde atende a quatro turmas todos os dias com oficinas novas interligadas num mesmo tema, sempre voltado para Ética & Cidadania, matéria que, em março deste ano, passou a compor a grade curricular  de toda a  rede municipal. Atualmente, segundo informou, o Programa atende a quase três mil alunos nas 19 escolas de Búzios, e tem ido inclusive a outros municípios, como Araruama e Cabo Frio, fazendo palestras sobre cidadania.

Na opinião da diretora do Cemei, Carla Natália, o Programa Cuca Fresca tem sido de grande valia em todos os sentidos, principalmente, porque ajuda na formação do caráter dos alunos, cujo comportamento tem mudado para melhor.

  Além do GM Leandro Fabio e GM Elenilza, que atuam no Cemei, outros cinco guardas integram o Programa Cuca Fresca, são eles: o GM Alexandro, a GM Emanuelle e o GM Marcelo nas escolas; na administração a GM Gisele; e na supervisão o GM Sant’anna. Para a GM Emanuelle, o bom do programa é que tudo funciona de fato de forma integrada, inclusive com a participação de várias professoras, que acabam absorvendo a filosofia do Cuca Fresca.

– A gente ensina Ética & Cidadania o tempo todo. Hoje, por causa da semana do trânsito, este é um trabalho extra, mas que faz parte de um trabalho continuado, em que os alunos aprendem a respeitar os símbolos nacionais, as autoridades, enfim, a se portar como cidadãos.

 A ideia da minicidade deu tão certo que a partir do dia 25, o Cemei irá receber crianças de creches e outros grupos interessados em aprender as regras de trânsito no local.  O sonho agora de todos os membros do Programa Cuca fresca é que, no futuro, seja construída uma cidade fixa com prédios de alvenaria, sinais luminosos de verdade, com carrinhos e motos a bateria, para que as aulas sejam mais dinâmicas. Segundo o coordenador Sant’anna, o assunto já foi discutido com o governo, que sugeriu a apresentação de um projeto para que a idéia seja melhor analisada.

– Búzios poderá ser o primeiro município da Região dos Lagos a ter uma cidade modelo para Educação para o Trânsito. Isso será fantástico, porque é mais fácil educar a crianças do que adultos, pois estes resistem mais a correção. O que se aprende em criança fica para toda a vida – comentou.

Uma turma de alunos mais velhos irá participar, ainda esta semana, de uma Operação Educativa no trânsito em frente ao Cemei, orientando condutores de veículos de verdade, caso estes cometam erros. Para isso, os guardas pintaram uma faixa de pedestres na frente da escola e colocaram placas de sinalização, a fim de observar os motoristas. Ou seja, os alunos colocarão em prática o que aprenderam na minicidade.

 O GM Sant’anna informou também que já está sendo formada uma guarda mirim, hoje com 21 crianças, a partir de dez anos de idade, que irá ajudar na orientação do trânsito em escolas e atuar na celebração de datas cívicas na cidade.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s