E. M Ciléia Barreto realiza Semana de Combate à Violência

Os alunos já começaram a se preparar para a Semana Cileia de Combate a Violência

O crescimento da violência vivenciada hoje pela sociedade brasileira de uma forma geral, será alvo de um grande debate em Búzios, na próxima semana, de 24 a 28 de setembro, na Escola Municipal Ciléa Maria Barreto, na Rasa.

Trata-se do projeto Semana Ciléa de Combate a Violência, com objetivo de promover um questionamento crítico de toda a comunidade escolar (alunos, pais, professores, equipe técnica e pedagógica) do ímpeto agressivo em suas diferentes escalas e interações na sociedade.  O alvo é uma reflexão ampla, que resultará num documento sobre as suas origens, manifestações e consequencias, sejam estas físicas, psicológicas ou comportamentais, tanto para quem sofre quanto para quem pratica a violência.

Utilizando fotos, desenhos, gráficos, mapas e outros recursos lingüísticos, cada disciplina terá que confeccionar um mural específico, visando estimular e facilitar a análise do tema. Os responsáveis pela matéria Português abordarão em seu mural a questão da Violência Verbal; o de Matemática analisará o tema Violência contra o Patrimônio; em Geografia será discutida a questão do Cyberbullying; em História será feito um levantamento da Violência  contra a Mulher; na matéria de Ciências se falará sobre Violência Física; através da matéria Artes será mostrada a Violência no Cinema e TV; em Linguagem, a Violência nos Jornais e Revistas; para a turma do Espanhol, ficou o tema Violência Infantil; e para a equipe de Inglês, a questão do bullying.

Veja abaixo a programação completa aprovada pela Secretaria de Educação e Ciência:

Dia 24/09 – Análise e debate de texto
Horário da atividade: os dois últimos tempos de cada turno, em todas as turmas. Os professores de cada turma discutirão o tema através de análise de texto e murais, criando um momento de diálogo e reflexão com seus alunos.
Neste dia será pedido que cada aluno produza um trabalho em casa (desenho, colagens, paródias, poemas, músicas ou peças teatrais sobre os tipos de violência tratados), para ser apresentado no dia 26/09.

Dia 25/09 – Análise e debate de vídeos
Horário das atividades: as turmas se intercalarão no refeitório e/ ou laboratório de informática durante os três últimos tempos de cada turno. Após assistirem aos vídeos, estes voltarão para suas salas, a fim de debater o assunto com o professor.

Dia 26/09 – Palestras com representantes do poder público, entidades civis e líderes locais
11 h: Delegado Mário Lamblet

15 h: Inspetor Mauro Neto
Horário das atividades: durante os dois últimos tempos de cada turno, os alunos (em grupo ou individualmente) produzirão e /ou apresentarão, em sala de aula, seus trabalhos com a supervisão e avaliação do professor do horário. Os melhores trabalhos serão expostos ou apresentados para toda a comunidade escolar nos dias 27 e 28 de setembro.

Dia 27/09 – Palestras com representantes do poder público, entidades civis e líderes locais
1º turno: (10 às 12 h) – Comandante Bruno Faria, da 5ª Cia. da PM em Búzios;

2º turno: (13h30 às 15h30) – PM Viviane Ferrari

3º turno: (19h ás 21h) – Orientadora Educacional Maria Inês de Oliveira Gomes

Dia 28/09 – Palestras com representantes do poder público, entidades civis e líderes locais.

1º turno: (10 às 12 h) – Comissária de Menores/Poder Judiciário, Mirna Abdo Merloni Santos Rúbio

2º turno: (13h30 às 15h30) – CREA : Gleides Maia/ Dr. Ricardo da Silva Braga/ Douglas Gonçalves

3º turno: (19h ás 21h) -Conselho Tutelar,  Laís Tavares, psicóloga.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s