Búzios inaugura CAPS – Centro de Atenção Psicossocial no dia 26

A secretaria de Saúde de Búzios inaugura, oficialmente, na próxima segunda-feira, dia 26, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, voltado para dar assistência a pessoas portadoras de transtornos mentais graves e persistentes dentro do município, que requerem cuidados além do tratamento ambulatorial que já funcionava dentro do Programa de Saúde Mental do Hospital Municipal Rodolpho Perissé e no NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Na realidade o acompanhamento a pacientes mentais com quadro grave vinha sendo realizado desde o ano passado, quando em razão de uma demanda reprimida, o prefeito Mirinho Braga autorizou a contratação de uma equipe exclusiva para o CAPS, tendo esta passado a atuar junto aos Módulos de Saúde da Família e da Policlínica Municipal, fazendo cadastramento e  prestando atendimento.

Foram cadastrados, desde então, 180 pacientes, alguns dos quais receberam, inclusive, atendimento intensivo com internação de curta permanência no hospital da cidade e/ou visitas domiciliares. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Mental da secretaria de Saúde de Búzios, Júnia Prosdócimi, o CAPS funciona regularmente desde o dia 02 de outubro, e atende hoje a 80 pacientes e seus familiares.

            De acordo com a Portaria 336 GM de fevereiro de 2002, os serviços do CAPS são essenciais e requerem dispositivos ambulatoriais de atenção diária, para prestar atendimento e promover ações de reabilitação psicossocial.

 O CAPS presta atendimento individual em Psiquiatria, Psicologia e Terapia Ocupacional, atuando também através da Terapia de Grupo para viciados em álcool e outras drogas e Grupos de Familiares; realizando  Oficinas Terapêuticas, Assembléia de Usuários, Familiares e Técnicos e fazendo Visitas Domiciliares.

A equipe do CAPS conta com 1 psiquiatra, 2 psicólogos, 1 terapeuta ocupacional, 1 enfermeira, 1 técnico de enfermagem, 1 agente administrativo, 1 motorista e 1 auxiliar de serviços gerais. Também foram convocados pelo concurso público para completar a equipe, 1 assistente social, 1 musicoterapeuta, 1 psicólogo, 1 oficial artesão e 1 agente administrativo, que ainda no ano de 2012 assumirão os seus cargos.

Na inauguração, marcada para às 15h da próxima quarta feira, haverá um show com a Banda Harmonia Enlouquece, formada por técnicos e pacientes do CPRJ, Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro.

A unidade irá funcionar na Estrada Cabo Frio – Búzios, ao lado do DETRAN, de segunda a sexta feira de 8 às 17 horas. Mais informações pelos telefones 26235687 ou 26235025.

Anúncios

Um comentário sobre “Búzios inaugura CAPS – Centro de Atenção Psicossocial no dia 26

  1. Estou precisando internaçao para minha irmã moradora de buzios dependente de crac o que devo faser para conceguir ela quer se tratar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s