7ª Regata de Veleiros Clássicos foi sucesso em Búzios

O Cairu III voltou a se destacar na Regata de Clássicos em Búzios

Nem mesmo a chuva deste domingo, 25, impediu a beleza do encerramento da 7ª Regata de Veleiros Clássicos, realizada este final de semana na Praia dos Ossos, em Búzios. Considerado o maior evento da categoria em águas brasileiras, a prova contou com a participação de 15 competidores nacionais e estrangeiros, além de inúmeras bateras, ou seja, barcos artesanais buzianos adaptados como veleiros que deram um colorido ainda mais especial à regata.

O tempo esteve perfeito no sábado, com vento bom e os velejadores não tiveram maiores problemas. No domingo, a chuva atrapalhou um pouco, mas não chegou a impedir a prova, nem tirou a alegria da entrega de prêmios aos vencedores.

O circuito 2012 das regatas clássicas foi realizado em três etapas e cumpriu o papel de incentivar a cultura náutica nacional. Segundo Gerson Filho, assessor de imprensa do evento, embora competitiva, este tipo de regata costuma atrair velejadores internacionais, pela característica peculiar de exibição dos veleiros, quase como um desfile.

  – O que define um veleiro clássico para começar é ele ter mais de 30 anos.  É parecido com a paixão por carros antigos, ou seja, é mais que uma competição apenas, onde vivenciamos algumas histórias bem engraçadas. Vimos em Búzios veleiros lindos, como o Cairu III, lançado em 1960, que venceu na sua categoria a regata tendo a bordo o experiente velejador Wilson Teixeira, de 84 anos, que após 50 anos, resolveu voltar a velejar de novo – comentou.

Segundo explicou o idealizador do evento, Loic Gosselin, a competição foi dividida em diferentes categorias, mas estão sendo ajustadas as regras, a fim de que a partir de 2013 barcos de todas as categorias disputem entre si, o que aumentará bastante a competitividade.

 Entre os favoritos deste ano, como já era esperado, ficou o comandante Torben Grael, que apesar de no sábado não ter completado a prova, no domingo manejou com garra o Lady Lou. Eis o quadro completo dos barcos vencedores.

Classe 1º. Lugar 2º. Lugar
A Aragem  Thalassa
B Menino do Rio  Sakumé
C Lady Lou Viva
D Cairu III Cangrejo
E Cangaceiro Curimam
F  Macanudo Squalus

O evento teve o apoio da secretaria de Esportes e Lazer de Búzios. As etapas de 2013 estão definidas e os interessados já podem se inscrever no site www.regataclassica.com.br. Em maio acontece a 3ª. Regata de Veleiros Clássicos, em Angra dos Reis; em agosto a 2ª. Regata Internacional de Veleiros Clássicos, em Paraty; e em novembro a 8ª. Regata de Veleiros Clássicos, novamente em Búzios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s