Circo na praça de Búzios promete bons espetáculos este fim de semana


Este fim de semana tem circo de graça na praça Santos Dumont, em Búzios.

O projeto Oficina de Circo, voltado para alunos da rede municipal que participam do sistema de educação integrada no contraturno escolar, irá realizar várias apresentações, sendo a primeira delas nesta sexta-feira, 30, a partir das 18 horas. Sábado e domingo, 1 e 2 de dezembro, as sessões acontecem no mesmo horário.

            Jovens e adultos integram o projeto e vêm ensaiando de forma intensa há dois meses aos domingos na própria praça e todas as segundas, quartas e sextas feiras, no Espaço Cultural Círcolo de Criação (antiga Casa de Cultura) localizada na Estrada da Usina Velha, 179, sendo grande a expectativa com os espetáculos, onde cada um vai procurar dar o melhor do que apreendeu com os professores circenses.

Desenvolvido em conjunto com as secretarias de Educação e Ciência, e Adjunta de Comunicação e Cultura, o projeto do Circo durante este ano trabalhou o tema “Diversidade”, por isso todos os números versarão sobre o assunto de uma forma criativa e alegre.

            – Tivemos a preocupação de trabalhar a questão da heterogeneidade, da mistura das raças, essa coisa de Brasil mesmo que, por sinal, aqui em Búzios é muito forte. Temos aqui 44 nacionalidades diferentes vivendo na península. É um tema rico que as crianças absorveram muito bem – comentou Antonio Pap, diretor do Projeto, garantindo que o público ficará encantado com a desenvoltura das crianças em cena.

            Segundo Marina Makhohl, responsável pela parte de teatro do projeto, os 130 alunos que participaram das aulas, se encontram bastante animados, e não viam a hora de chegar a estréia.

           – Foi emocionante acompanhar o progresso deles e ver o empenho de cada um para fazer o melhor pelo espetáculo, que traz números de acrobacia aérea e de solo, no tecido, equilibro e malabarismo, comicidade, contorção, dança e poesia.

              Aos 33 anos, formado há dez pela Escola Nacional de Circo, o diretor do Círcolo da Criação, Antonio Pap é apaixonado pelo projeto que tem ensinado a crianças – “dos sete aos cem anos” – a arte de manter viva a história do circo. Contando apenas com Conceição Ferreira na parte administrativa e três professores, Marina Kakhohl, Aristeu Parreiras e Sebastian Lopez, ele tem procurado imortalizar a arte do picadeiro. Ele agradeceu a iniciativa do governo Mirinho Braga, quando em seu primeiro governo, resolveu trazer o circo para Búzios, através do então secretário de Cultura, Antonio Câmara, mais conhecido como Toninho Português, que hoje é conselheiro cultural do município.

 – É muito bom estar ensinando a esta nova geração a manter viva a arte do circo. Quem for à praça vai ficar surpreso com a qualidade de nosso espetáculo – conclui.

Anúncios

Um comentário sobre “Circo na praça de Búzios promete bons espetáculos este fim de semana

  1. BÚZIOS-BARDOT

    Brigitte Bardot que Búzios abençoou
    Beijou a lua que vinha nua pelo mar
    Quando mesmo uma mulher é lenda?
    Quanta Praia dos Ossos será precisa?

    O que nos diz a ampulheta de brisa?
    Quanta areia moveu-se sob seus pés
    Deslocadas por seus passos leves?

    Na praia absolutamente portenha
    Num banco, apaixonando os barcos
    Tendo a enseada toda feito um arco

    A estátua de Bardot como um farol
    Delicado e belo sol de rubro bronze
    Lounge de Búzios, azimute, horizonte

    Minha homenagem a Búzios por minhas estadas aí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s