Buziano vence Hero Cross, a prova de obstáculos mais famosa do mundo

Eduardo Brito (ao centro) foi o melhor do Hero Cross
Eduardo Brito (ao centro) foi o melhor do Hero Cross

Foi um sucesso de participação e de público à primeira versão da Hero Cross Obstacles Race, uma super corrida com obstáculos, realizada na Fazenda Porto Velho, em Búzios, neste final de semana. O grande vencedor da prova foi o buziano Eduardo Brito, mais conhecido como Cavalo, que conseguiu completar o percurso de 5 km com 14 obstáculos. Ele competiu com mais de mil atletas de vários estados do Brasil e do exterior, alguns dos quais integrantes ou ex-membros das forças armadas. O resultado oficial com a listagem completa da pontuação dos que conseguiram completar a prova, deverá ser divulgado a qualquer momento desta quarta feira, no site do próprio evento, owww.herocross.com.br., segundo prometeram os organizadores.

Realizado pela primeira vez em Búzios, o evento que teve o apoio da secretaria de Esporte e Lazer do município, aconteceu somente num tipo de modalidade, a Hero Cross Challenge (prova de 5 km de distância com 12 a 15 obstáculos) como fase experimental. Para 2013 já existe a possibilidade do evento envolver outras categorias como a Hero Cross Legend (de 21 km de distância com 25 obstáculos); e a Hero Cross Kids – (de 500 a 800 metros desenvolvidos para crianças de 06 a 10 anos de idade).

Devido a enorme fila que se formou para entrega dos kits aos participantes, a prova começou com uma hora e meia de atraso, tendo a primeira largada acontecido às 10h30min, e com intervalos de meia hora no máximo, outras três fileiras de competidores largaram com cada participante levando um chip eletrônico, para medir seu esforço e tempo em que cada tarefa foi completada.

Entre os que conseguiram terminar bem a prova e garantiram o direito a medalhas estavam o técnico de enfermagem Cristiano de Oliveira Costa, e o colega dele enfermeiro/bombeiro Leandro Pereira, ambos de 33 anos, que resolveram participar apenas por brincadeira da prova, para testar as suas condições físicas.

O resultado foi que eles terminaram a prova praticamente no mesmo tempo, com 1 minuto apenas de diferença entre eles, em 39/40 minutos.

Cristiano Costa disse ter sido atraído pelo evento ao ver um cartaz na entrada da cidade, e que não se arrependeu de ter participado, embora tenha tido muitas dificuldades em vencer certos obstáculos, como o do Esfoliamento, em que de rosto na areia tinha que passar por baixo de redes; e a do Choque Térmico, quando os atletas suados pela prova tiveram que entrar, de repente, numa piscina de gelo de 4 m de comprimento, sendo obrigado a mergulhar a cabeça na água gelada, ficando com o corpo todo contraído no final da prova.

– O percurso foi cansativo, porque junto com a corrida tínhamos 14 obstáculos a vencer. O pior momento foi com o corpo já doido das outras provas, enfrentar a piscina de gelo. Depois de um a dois minutos o corpo volta ao estado normal, mas doía tudo – comentou alegre por ter completado a prova.

O amigo dele, soldado bombeiro de São Pedro da Aldeia, experiente em esforços físicos também confessou ter se esgotado muito na prova. Segundo disse embora no quartel já tivesse feito varias provas de obstáculos, enfrentar 14 seguidos não foi fácil.

Ele atribuiu o grau de dificuldade maior devido a semana de chuva em que aconteceu o evento, fazendo com que o terreno estivesse muito encharcado, e com vários pontos de lama a serem vencidos, além da prova, propriamente dita da lama, em que o atleta entrava de roupa e tênis, e tinha que sair correndo pesando o dobro do seu peso normal.

– Foi muito bom participar, até porque obriga pessoas que dependem de um bom condicionamento físico, como atletas e profissionais militares, a procurar manter a boa forma física, a fim de se testarem mais. Espero que no ano que vem seja corrigido alguns detalhes na organização, como o atraso na entrega dos kits, que foi cansativo, para não atrasar a largada. Mas no geral foi bom e ano que vem estou dentro, com certeza!- concluiu.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s