Apae de Búzios celebra Natal dia 22 e começará 2013 com luta

Pais, professores, alunos e simpatizantes da APAE que realizaram em setembro em frente à prefeitura de Búzios e em outras cidades, uma mobilização intitulada Pró-Direito dos Autistas, terão que continuar a luta em 2013. Apesar de aprovada pela câmara e senado, a Lei 1631/11 que garantirá o tratamento de autistas pelo governo federal, ainda depende da assinatura da presidente Dilma Roussef.

O autismo é considerado um distúrbio crônico, para o qual não existe tratamento padrão. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências, mas não conta com um tratamento diferenciado por parte do governo federal. A APAE de Búzios começou o ano de 2012 com 72 assistidos e termina com 115 especiais, dos quais sete deles são autistas..

O tema da festa de natal deles este ano é “Tempo de Agradecer”, porque segundo explicou a coordenadora pedagógica da entidade, Lucianete de Almeida Queiros, embora a lei de amparo aos autistas não tenha sido aprovada ainda, foram muitos os avanços da APAE local.  O natal da Apae será no sábado, dia 22, a partir das três da tarde, com a chegada de Papai Noel marcada para as cinco. A entidade espera contar com o apoio da sociedade, não só para levar presentes, como brinquedos e roupas, mas, principalmente, em ajuda para montar uma Sala Cultural que passará a funcionar ali, a partir do ano que vem objetivando integrar ainda mais os 115 assistidos.

 

– Escolhemos esse tema porque tivemos várias conquistas este ano. Realizamos seis encontros de Terapia Familiar entre pais e os psicólogos, avançando bastante. O ano foi ótimo, mas o nosso sonho é não termos que pedir mais nada a ninguém um dia, porque todos eles devem ter  direito a assistência do governo.

Quem quiser dar um presente à entidade neste final de ano, na lista de sugestões estão coisas úteis como armários, um ar-condicionado, dez tatames, uma impressora nova, cadeiras, mesa, e material de papelaria para a sala cultural já entrar o ano funcionando.  A APAE também precisa de uma câmera fotográfica para registrar os eventos realizados pelo grupo, e um parque com grama sintética e brinquedos educativos, para ajudar no desenvolvimento dos alunos.

– Um parque com grama sintética vai ser tudo de bom para eles. Brincar está para a criança como trabalhar está para o adulto, ou seja, é imprescindível dar a elas atividades.

A presidente da Apae de Búzios, Ângela Barroso, concorda. E lembra que a entidade, criada em 1996, na época com seis alunos, é mantida principalmente por verbas públicas, porém conta com contribuições voluntárias. A maior parte do sustento daquela associação – destacou – sempre veio do repasse do governo Mirinho Braga, que cobre o pagamento dos 20 funcionários, além das despesas com alimentação, gasolina e mecânica de dois veículos que buscam e devolvem os alunos em casa todos os dias. Ela informa que a Apae possui uma sede modelo com várias salas onde funcionam as oficinas;uma sala adaptada para bebês, a partir de um mês de idade, que recebem tratamento de estimulação precoce; e até duas piscinas, sendo uma pré-aquecida que conseguiu com a Petrobrás para hidroterapia; e a outra olímpica utilizada para fisioterapia, onde são treinados  os atletas especiais, muitos dos quais já trouxeram medalhas para Búzios. Todo apoio a esta causa é bem vindo. A APAE fica localizada na Rua Greta Blanck do Rio, s/nº Q. 8 Loteamento Baia Formosa. Búzios-RJ CEP: 28950-000. O telefone é 22-2623-6752 /. 2623-8250

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s