Blitz da Paz realiza ação contra as drogas dia 5 em Búzios

 

O Centro de Recuperação de Vítimas do Álcool e das Drogas (CRER–VIP), o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente (CMCDA) e o 25º. Batalhão de Policia Militar, através da 5a. Companhia de Búzios, realizam na próxima quinta feira, dia 5 de janeiro, a Blitz da Paz, uma ação educativa com objetivo de alertar a população e visitantes contra o uso de drogas.

Segundo o coordenador do projeto, pastor Sergio Naves, o esquema funcionará a partir das nove da manhã, com a distribuição de folders aos passageiros de todos os veículos que se dirigirem ao centro, passando pelo DPO. Homens da PM irão parar os veículos, e um grupo de cinquenta pessoas, formado por internos (ex-viciados) do CRER–VIP e, também, por voluntários distribuirá o material, orientando pessoas sobre o assunto.

– Neste período se forma uma espécie de “bolha” em Búzios com pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo, que poderíamos comparar com a Galiléia do tempo de Jesus. Ou seja, a cidade se torna, neste período, uma multiplicadora de idéias boas ou más, e vira uma exportadora de conceitos. Tem gente que vem visitar, pode experimentar droga só uma vez e virar usuário. Tratamos várias pessoas no CRER – VIP que começaram assim, achando que não tinha nada a ver experimentar uma única vez. Por ser verão a juventude acha que deve “liberar geral”, e não pensa nas consequências – comentou.

Os folhetos explicam tanto com relação às drogas mais comuns, quanto alerta aos pais sobre os sintomas que devem ficar atentos a fim de perceberem se os filhos estiverem usando drogas.

– O objetivo nosso é evitar que muitos desses com quem vamos falar venham a precisar do CRER – VIP um dia, onde existem 35 internos em tratamento, lutando para deixar o vício das drogas – destacou, lembrando que o número de cracolândias tem aumentado na região.

De acordo com Sheila Correia, relações públicas da entidade, é fundamental fazer esse tipo de trabalho social, visto que a droga é hoje um mal presente entre todas as classes sociais e está destruindo  famílias, contribuindo para gerar violência e aumentar a miséria no país.

– Combater o uso de drogas deixou de ser um problema só da policia ou do governo. Não é um problema que atinja só a uns, mas vem se alastrando, por isso todos têm que ajudar participando. Optamos por contar com a polícia na nossa Blitz da Paz, mas esta vai agir apenas na função educativa, pois o objetivo é até mesmo tirar a imagem de repressão que a PM tem – disse ela.

O pastor Sergio Naves, lembrou ainda o bom trabalho educativo desenvolvido pelo governo Mirinho Braga nas escolas da rede, em parceria com o comando do 25º. BPM, através do Projeto Cuca Fresca, levando palestras e vídeos, e educando jovens e crianças a buscarem uma vida com diversões sadias, sem o uso de drogas.

– Há tempos que a PM vem trabalhando na prevenção às drogas, o que é muito mais produtivo do que fazer a repressão apenas. Queremos agradecer, inclusive, ao comandante do 25º. BPM, Cel. Gilmar Barros dos Reis, ao tenente Bruno Peixoto, do comando local, ao prefeito Mirinho Braga, ao secretario de Ordem Pública, Cel. Rodolpho Lyrio e equipe da guarda municipal, pelas ações integradas junto com a secretaria de Educação e Ciência, que tanto ajudaram no combate às drogas no município – disse o diretor nacional do CRER – VIP.

Blitz da Paz vai ser aberta na quinta feira, 5 de janeiro, mas poderá acontecer em diferentes dias durante o verão, em pontos estratégicos da cidade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s