Prefeitura de Búzios estuda projeto de sinalização cromática nos bairros

A Prefeitura de Armação dos Búzios deu início ao estudo de um projeto de sinalização cromática em todos os bairros, com o objetivo de organizar o espaço urbano da cidade, facilitando, ainda, o deslocamento de moradores e turistas. O trabalho estará sob responsabilidade das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Planejamento, e será feito por uma empresa terceirizada, que deverá desenvolver uma programação visual moderna, respeitando as características arquitetônicas do município.

 

A sinalização temporária foi iniciada na primeira semana de janeiro, após a Prefeitura constatar que a distribuição das placas – em estado precário – estava insuficiente. O trabalho também atende a solicitação judicial para a colocação destas placas desde a Rasa até o centro da cidade, indicando o Fórum Municipal e a Prefeitura Municipal. Durante a reestruturação da sinalização pelos bairros, a Secretaria Municipal de Infraestrutura encontrou cerca de 200 placas em um depósito municipal que, mesmo em condições de uso, estavam guardadas no local.

 

O projeto de sinalização cromática identificará cada bairro por uma cor específica, ajudando, assim, também o trabalho de limpeza e coleta de lixo, dentre outros serviços. Esteticamente, dará a Búzios um cenário mais sofisticado.

 

“Este é um estudo que começa a ser desenvolvido e está inserido dentro do projeto de Mobilidade Urbana, elaborado pela gestão municipal atual. A meta principal é agilizar o tráfego, disponibilizar uma ferramenta de localização eficaz e, ao mesmo tempo, moderna para visitantes e a população buziana. Por enquanto, desde o início de janeiro, reestruturamos a cidade com placas provisórias, apenas com o objetivo, neste primeiro momento, de reorganizar os bairros”, disse o Secretário Carlos Alberto Nogueira.

           

A Prefeitura também iniciou um projeto de estudo para revitalização estrutural e estética do Píer do Centro. O laudo técnico já foi feito e a reforma deverá ser feita em duas etapas: a primeira será na parte estética e a segunda, na parte estrutural, sendo que esta última será logo após o fim da atual temporada de cruzeiros.

           

Já para fevereiro, a Secretaria Municipal de Infraestrutura iniciará o monitoramento de todo o fornecimento de energia elétrica, água, telefonias fixa e móvel, assim como os veículos oficiais utilizados pela Prefeitura. “O objetivo é manter o controle e a economia no fornecimento destes serviços, evitando, assim ônus desnecessários aos cofres públicos”, afirmou o secretário.

             

Anulação de contrato e reestruturação de escolas – Outra ação que tem recebido elogios da população foi a retirada das placas do estacionamento rotativo, após a anulação, por parte da justiça, do contrato firmado, ano passado, entre a prefeitura e a empresa privada de estacionamento. Autorizado sem licitação, o documento foi considerado ilegal pelo juiz Marcelo Alberto Chaves Villas, da 2ª Vara de Armação dos Búzios.

           

“Este trabalho teve uma aceitação muito grande, principalmente por parte dos turistas que podem parar nas praias sem pagar estacionamento e tendo os indicadores corretos sobre os pontos turísticos da cidade”, completou o secretário, destacando, ainda, um projeto que começa a ser feito também para a área educacional do município: está sendo feito um levantamento em 22 unidades escolares municipais com o objetivo de identificar demandas e poder elaborar um plano de revitalização das escolas. Já na primeira semana de janeiro, a Secretaria diagnosticou problemas de conservação das unidades, tais como necessidade de reforma de telhados, banheiros, cozinhas, limpeza de fossas, cisternas e caixas d’água, além da necessidade de rever toda a parte elétrica destes prédios.

           

“Com este levantamento, podemos iniciar, imediatamente, o atendimento das unidades, proporcionando os reparos mais urgentes antes do início das aulas. Também estudamos a instalação de grades de proteção nas janelas e quadras de esportes nestas escolas”, finalizou Carlos Alberto Nogueira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s