Atletas intensificam treinamento para o Campeonato Mundial de Vela da Classe RS: X

Imagem

Durante oito dias, o município de Armação dos Búzios receberá mais de cem velejadores, oriundos de 28 países e inscritos no Campeonato Mundial de Vela da Classe RS: X, que acontece na Praia de Manguinhos a partir desta sexta-feira, dia 1º de março. A expectativa é que todos os atletas cheguem ao município nesta quinta-feira, dia 28.  

Segundo o gerente de Esportes Náuticos do município, Ricardo, mais conhecido como Kakado, os participantes serão recepcionados, oficialmente, em uma cerimônia marcada para esta sexta-feira, dia 1º, às 19h, no Búzios Vela Clube:

“Muitos atletas já estão na cidade, treinando e se preparando para o evento. Contudo, muitos participantes são esperados nesta quinta-feira. O evento, que se estende até o dia 7 de março, será aberto formalmente na sexta-feira, com uma cerimônia, à noite, no Clube de Vela de Búzios. A partir de sábado, começam as regatas, que serão realizadas sempre a partir de meio-dia”, disse ele.

Realizado pelo Búzios Vela Clube, com apoio da Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e Turismo, o evento espera receber 65 velejadores e 41 velejadoras, com idade entre 15 e 35 anos, além de técnicos, juízes, jornalistas e espectadores, que devem somar mais de 400 pessoas envolvidas.  

Entre os grandes nomes do esporte, destaque para a participação já confirmada do campeão mundial Ricardo Winicki, o Bimba, de Búzios. O velejador brasileiro, que começou a treinar windsurf aos 11 anos de idade, acumula diversas participações em Olimpíadas e títulos mundiais, servindo de exemplo para jovens atletas que começam a despontar no cenário internacional do esporte, a exemplo de Yago Honório Carvalho, de 18 anos.

Morador de Búzios, Yago acaba de garantir uma vaga para o Mundial da Juventude, após conquistar o primeiro lugar, na categoria Open, durante o pré-olímpico de Windsurf realizado na última semana, no Rio de Janeiro. Com vários títulos no currículo, dentre os quais o de Campeão Brasileiro 2011, Campeão Sul-Americano 2012 e 6º lugar no Mundial da Juventude também no ano passado, Yago treina a modalidade na Praia de Manguinhos e já é um nome respeitado no windsurf brasileiro. Atualmente como instrutor no Búzios Vela Clube, o jovem buziano tem a meta de representar o país nos jogos olímpicos:

“Meu grande sonho é ir para as Olimpíadas, seguindo o sonho do Bimba que sempre incentivou buzianos como eu a crescer e enxergar além da cidade. Agora, os desafios são os índices, a velocidade e desenvolver outras habilidades que garantam a classificação olímpica”, disse ele, que competirá com mais de 60 atletas durante o Mundial da Juventude – Chipre 2013, marcado para acontecer no mês de julho.

Para o jovem atleta, no entanto, o estímulo ao esporte é uma de suas prioridades na carreira. Em suas aulas, ele procura incentivar os alunos a depositarem no windsurf a energia que poderia ter finalidade negativa: “Quando comecei a velejar, ainda pequeno, vi amigos que iniciaram os treinos junto comigo mas que desistiram e hoje estão entregues às drogas, às doenças. O esporte tira os jovens de muitos caminhos ruins e quero servir como exemplo. Almejo muitos títulos mas quero que eles sejam um incentivo para mais pessoas apostarem no windsurf, um esporte que não é fácil e exige concentração e muita dedicação”, disse ele, que deverá competir com mais de cem atletas no Mundial deste final de semana em Búzios.

Hospedada no balneário também para a competição que começa nesta quinta-feira, dia 28, a pentacampeã européia e medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres, Marina Alabau Neira se mostrou emocionada em participar da competição:

“As condições aqui em Búzios são excelentes. Sempre venho treinar nos verões pois aqui é um dos melhores locais do mundo para treinar. As condições do mar e do vento beiram a perfeição. Sinto-me em casa aqui, tanto que possuo residência na cidade”, afirmou a espanhola.  

 

 

 

Crédito das fotos: Evelin Martins

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s