Búzios se prepara para sediar Campeonato Mundial de Vela da Classe RS: X

Imagem

A partir desta quinta-feira, dia 28 de fevereiro, Armação dos Búzios receberá atletas do mundo todo que participarão, na Praia de Manguinhos, do Campeonato Mundial de Vela da Classe RS: X, modalidade de windsurf adotada nos Jogos Olímpicos. O evento, que acontece até o dia 7 de março, promete ser o maior da categoria já organizado na América do Sul. A organização é de responsabilidade do Búzios Vela Clube, fundado em 1999 e com experiência na realização de diversas regatas nacionais e internacionais, e tem apoio da Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e Turismo.

Segundo os organizadores, as regatas RS: X são rápidas, exigindo excelente preparo físico dos atletas para as manobras táticas. E, com o intuito de facilitar o acesso do público à competição, as raias serão montadas próximas da praia, criando um diferencial nesta edição realizada em Búzios:

“O windsurf é a modalidade de vela mais popular no mundo. Um esporte que reúne diferentes tribos e propicia o multiculturalismo. Temos a certeza de que este campeonato marcará a história da modalidade e também do balneário, pois iremos assistir a disputa dos melhores atletas da vela, numa das melhores raias que existe para este tipo de competição”, afirma Bruno Marques, organizador do evento.

Ainda de acordo com Marques, o balneário é ponto de treinamento para atletas do mundo todo e os próprios competidores comemoraram a escolha da cidade como local de realização do evento:

“Búzios é um pólo de windsurf para atletas que vêm treinar todos os verões. A escolha do município para o Mundial foi amplamente festejada, pois temos condições de vento e mar que não se encontram em lugar nenhum. Lamentamos apenas pelos atletas que ficaram de fora pois, com a crise na Europa, muitos perderam o patrocínio”, afirmou ele.

Ao todo, são esperados cerca de 120 velejadores, sendo 65 homens e 41 mulheres, com idade entre 15 e 35 anos, e representantes de mais de 28 países, além de técnicos, juízes, jornalistas e espectadores, que devem somar mais de 400 pessoas envolvidas.   Entre os grandes nomes do esporte, destaque para a participação já confirmada do campeão mundial Ricardo Winick, o Bimba, de Búzios. De acordo com Ricardo, gerente de Esportes Náuticos do município, a Prefeitura vem trabalhando em cada detalhe para que o evento transcorra com sucesso:

“Além da estrutura e do apoio logístico, o governo está oferecendo alimentação aos atletas que já estão na cidade treinando. Temos acompanhado a montagem do evento e esperamos que a população desfrute de mais este evento de qualidade em nossa cidade”, disse ele.

Para o Secretário de Turismo de Búzios, José Márcio dos Santos, “a realização de eventos como este não apenas movimenta a cidade na pós-temporada, como também traz visibilidade para o município na mídia nacional e internacional”.

“Queremos firmar o nome de Búzios como importante raia para a prática de esportes e turismo náuticos e aproveitar o momento especial que o país vive, com a proximidade dos megaeventos esportivos, como as Olimpíadas”, declarou José Márcio.

 

 

Foto: Evelin Martins

 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s