Parceria com o Estado fortalece o setor tecnológico em Búzios

Imagem

Internet liberada nos bairros e portal de turismo estão entre as primeiras realizações previstas no município

Na última semana, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, realizou uma visita a Búzios, onde se reuniu com o responsável pela pasta no município, o secretário Rafael Fonteneles, objetivando discutir a implantação de diversos projetos tecnológicos na cidade. Segundo Fonteneles, a pauta do encontro teve como foco a captação de recursos estaduais para investimentos nos setores da administração pública de Búzios, como a implementação de internet nas praças da cidade, sendo que a viabilidade depende, agora, de um novo quadro para a polêmica redistribuição dos royalties no Estado.

“O prefeito tem solicitado o levantamento e a viabilidade para a instalação de internet nas praças dos bairros e nas praias. Desde que foi eleito, ele reforça sobre a importância de se disponibilizar fácil acesso à informação para os moradores dos bairros mais afastados do centro da cidade”, afirmou o Secretário de Ciência e Tecnologia de Búzios, que também acredita que a proposta vai estimular os moradores a frequentarem mais os espaços públicos.

Representando o Prefeito André Granado, Fonteneles também solicitou ao Estado o desenvolvimento de um portal de turismo para dar apoio aos cerca de 700 empreendimentos que necessitam de exposição de seus serviços turísticos para impulsionar o setor. Segundo o Secretário Municipal, a ferramenta estimulará a arrecadação dos recursos próprios, uma vez que  só os que estiverem regularizados com a prefeitura utilizarão o espaço virtual.

“A legalização dos alvarás será um dos requisitos para acesso e é uma alternativa que trará retorno na arrecadação dos recursos próprios, por meio da legalização dos empreendimentos inadimplentes junto à Prefeitura de Búzios, além de ser uma forma de aumentar a arrecadação do município, tendo em vista uma possível queda de receita dos royalties do petróleo”, disse ele, destacando que uma nova reunião foi marcada para abril com representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o Gerente de TI da Prefeitura, Fernando Lucena, o desenvolvimento tecnológico deste portal voltado para o turismo é uma oportunidade para a canalização dos mais de cem mil acessos mensais, gerados no link da Prefeitura de Búzios, que, segundo ele, em sua maioria, são acessados por usuários que buscam informações turísticas: “Vamos utilizar esta oportunidade como uma das alternativas para aumentar a taxa de ocupação anual de hospedagem”, revelou ele, lembrando a demanda já analisada pela Secretaria de Turismo de haver, o quanto antes, um centro de informações online, que dê suporte ao turista nas pesquisas sobre transporte, hospedagem, gastronomia e entretenimentos na cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s