Búzios recebe o Programa Bandeira Azul

Imagem 

Cinco praias buzianas foram pré-selecionadas para o Programa de Certificação Internacional

 

 

Na última semana, representantes do programa de certificação internacional Bandeira Azul iniciaram o processo de vistoria em Búzios para a escolha de uma praia da cidade que será incluída no programa. Durante dois dias, as coordenadoras nacional, Leana Bernardi, e regional do programa, Liria Knutti, percorreram todas as praias da cidade, acompanhadas por integrantes da Secretaria Municipal de Turismo de Búzios, com o objetivo de identificar aquelas que mais se adequam aos requisitos de seleção.

Realizada a vistoria, algumas praias já foram pré-selecionadas e estão classificadas para entrar no processo de adaptação. A equipe do Bandeira Azul também foi recebida pelo Prefeito André Granado e mostrou motivação em incluir Búzios dentro do projeto:

“Búzios tem um grande potencial para receber o Certificado do Programa Bandeira Azul. Nesta visita à cidade, cinco praias foram pré-selecionadas. O próximo passo, agora, é preparar relatórios e aguardar as adequações de uma das praias, conforme acordado com a Prefeitura”, declarou Leana Bernardi.

No Brasil, apenas duas praias e uma marina possuem a certificação internacional: a Prainha, na Barra da Tijuca (RJ), a Praia do Tombo, no Guarujá (SP), e a Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ). Atualmente, são os únicos locais com o selo, desde que Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), perdeu a qualificação em janeiro de 2011 por descumprir critérios ambientais. Jurerê Internacional foi a primeira praia da América do Sul a obter a aprovação da Bandeira Azul, em 2009.
 

 

O Que é a Bandeira Azul?

 

O programa Bandeira Azul é um dos selos socioambientais mais importantes do mundo. Sendo uma certificação de qualidade internacional destinado às praias (marítimas e fluviais) e marinas, tem como objetivo colaborar para o processo de conscientização da população e preservação do ambiente marinho e costeiro.

 

Desenvolvido na Europa pela Foundation for Environmental Education (FEE), o programa reúne 46 países e segue, como análise de seleção, um conjunto minucioso de 33 requisitos que incluem a qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação ao público e sensibilização ambiental. O Ministério do Turismo participa do júri nacional do programa de certificação.

 

As praias com Bandeira Azul são destinos ideais para turistas exigentes. Além disso, a certificação dá ainda mais credibilidade às indicações dos agentes de viagens, que podem reafirmar aos clientes sobre a idoneidade de sua indicação.

 

Crédito da foto: Divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s