Emoção e entusiasmo marcam a inauguração de nova sede da Escola Villa Lobos

Imagem

 

O Prefeito de Búzios, André Granado, realizou na noite de quarta-feira(24) a inauguração da nova sede da Escola Villa Lobos, Núcleo Avançado Tom Jobim de Armação dos Búzios. O evento, que reuniu diversas autoridades municipais e representantes da sede da escola no Rio de Janeiro, foi marcado por momentos de muita emoção e entusiasmo, principalmente durante as apresentações dos corais infantil e adulto compostos por alunos de Búzios.

Estiveram presentes à inauguração, além do Prefeito André Granado, o diretor da Escola de Música Villa-Lobos do Rio de Janeiro, José Maria Braga, os Secretários Municipais Alexandre Raulino (Cultura), Claudio Mendonça (Educação), Eraldo Pereira (Serviços Públicos), Carlos Alberto Nogueira (Infraestrutura), Geraldo Borges (Ordem Pública), Claudia Carrilho (Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda), José Marcio dos Santos (Turismo), Thiago Costa (Esporte e Lazer), Renato de Jesus (Chefe de Gabinete) e Genilson Drumond (Obras), o Coordenador Municipal de Comunicação Social, Beto Jordão, e os vereadores Uriel da Saúde e Joice Costa.

O evento contou com a execução do hino nacional e, logo após, com a apresentação do coral infantil de alunos da escola. Cantando sucessos da MPB, as crianças emocionaram os presentes, em especial o Prefeito, que, durante o discurso, reforçou que o espaço é voltado para crianças de baixa renda, vítimas de exclusão social. A apresentação foi seguida pelo coral de adultos, integrado por alunos de todas as idades, incluindo idosos.

“Duas palavras definem este evento e o que se tornou a escola Villa Lobos de Búzios: emoção e sensibilidade. Fico muito emocionado ver estes jovens realizados e felizes. Há tanta gente por aí discutindo como tirar os jovens das drogas e aqui temos um exemplo de como fazer isso, de forma tão simples e bela. Nosso principal compromisso é criar oportunidades e temos feito isso, com luta e esforço, na cultura, na educação, no esporte”, disse o Prefeito, visivelmente emocionado, durante o discurso. “Com projetos como este, estamos mudando o destino de crianças que foram dadas como fracassadas, sem futuro. Mas, como disse a música aqui cantada há pouco, ‘mas é claro que o sol vai voltar amanhã’ e ele vai brilhar nesta cidade para todos”, completou ele.

Mantida por meio de convênio com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, há dois anos, o contrato não vinha sendo renovado, por falta de compromisso do município, prejudicando o funcionamento da escola. A renovação do contrato, já no início da gestão do Prefeito André Granado, significa uma vitória para a cultura buziana, conforme sinalizou o diretor da Escola de Música Villa-Lobos do Rio de Janeiro, José Maria Braga.

“Não tenho palavras para definir a satisfação em ver a retomada desta escola. Há dois anos estive aqui e lembro como foi difícil convencer o Poder Público sobre a importância deste equipamento como caminho de resgate da cidadania. Fico muito feliz em ver que nestes 100 dias de gestão, não há mentiras sendo vendidas para a população e que o atual governo vem mostrando que pretende oferecer o melhor para a cidade”, afirmou ele.

Referência na Região dos Lagos – O novo espaço, localizado à Rua dos Gravatás, nº 49, bairro Geribá, permitirá que a escola, que completa dez anos de fundação em 2013, amplie o número de salas e alunos a partir do segundo semestre.

Funcionando no novo espaço desde o dia 4 de março, a escola de música possui 389 alunos matriculados mas a meta é chegar a 510 já neste segundo semestre. Aberto a alunos com idade a partir dos 7 anos, o espaço oferece turmas de baixo, violão, guitarra e violino, dentre outros.

O núcleo da Escola de Villa Lobos, em Búzios, tornou-se referência na Região dos Lagos, sendo, hoje, um celeiro para despertar talentos locais e o gosto pela música nos buzianos. Por ter alunos de todas as idades, inclusive idosos, nestes dez anos de fundação, já não havia espaço físico para atender a tantos alunos. Com a nova sede, mais turmas poderão ser abertas na escola.

A Escola de Música Villa-Lobos do Rio de Janeiro, que integra a estrutura da Secretaria de Estado de Cultura, estando subordinada à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro/FUNARJ, está presente em apenas quatro municípios do Estado do Rio de Janeiro – além de Búzios, em Conceição de Macabu, Paracambi e Miracema –  e se encontra no posto de uma das mais importantes instituições de ensino e fomento à prática musical do Brasil.

 

 

Texto: Vanessa Campos

Fotos: Marte Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s