Colégio Municipal Paulo Freire recebe palestra sobre Parque Estadual da Costa do Sol

Colégio Municipal Paulo Freire recebe palestra sobre Parque Estadual da Costa do Sol

Atividade faz parte da programação comemorativa pelo mês do Meio Ambiente

Os alunos do Colégio Municipal Paulo Freire, no Centro, receberam representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) na manhã desta quinta-feira, dia 6, para a realização de uma ecopalestra sobre o Parque Estadual da Costa do Sol. A atividade, que também contou com a soltura de alguns pássaros apreendidos na região, faz parte da programação extensa do mês dedicado ao Meio Ambiente, como celebração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira, dia 5.
A apresentação dirigida por profissionais do INEA foi contemplada por cerca de 350 alunos da unidade e englobou explicação sobre o trabalho dos guarda-parques e exposição de características do Parque Estadual de 9.840,90 hectares, criado em 18 de abril de 2011, por meio do decreto nº 42.929. Devido à riqueza ambiental e extensão de belezas naturais singulares, a unidade é a única do tipo segmentado (composta por fragmentos de vários municípios da região) existente no Brasil.
Presente ao evento, o Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Pesca e Saneamento, João Paulo Rodrigues, destacou que grande parte da população, principalmente os jovens, ainda não têm conhecimento da importância pública de uma unidade como esta:
“De uma forma leve, queremos que os alunos entendam o que é uma unidade de conservação, o uso público que o Estado dá a ela e a importância de se preservar o meio ambiente para que a sua própria cidade seja um local com qualidade de vida. Esperamos que pelo menos uma parcela destes estudantes se interesse e se engaje na luta pela preservação do ecossistema”, afirmou ele.
A atividade de conscientização nas escolas continuou na tarde desta quinta-feira, com uma caminhada no Mangue de Pedra. O evento teve a participação de 40 alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro que tiveram a oportunidade de observar e estudar um dos últimos manguezais que ainda restam em Búzios e apenas um dos três mangues de pedra que existem no mundo – os outros dois estão localizados em Recife e no Japão.
Localizado na Praia da Gorda, bairro da Rasa, o Mangue de Pedra é um ecossistema frágil e muito raro, com enorme potencial para realização de pesquisas aplicadas, inclusive internacionalmente. Contudo, apesar de sua raridade, este manguezal está ameaçado pela expansão urbana desordenada. Hoje, a Prefeitura de Búzios tem um projeto concreto para preservar o manguezal, a área à sua retaguarda e a zona marinha, à sua frente, com a transformação do local em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.
Gincana ecológica – A programação especial em prol do Meio Ambiente prossegue nesta sexta-feira, dia 7, com a realização de ecopalestras nas Escolas Municipais Regina da Silveira Ramos Vieira e Emígdio Gonçalves Coutinho, tratando de temas como destinação correta dos resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem. A atividade acontece em parceria com a concessionária Ampla e contará com gincanas nas escolas com objetivo de juntar o máximo possível de material reciclável.
Os alunos terão até o dia 21 de junho para entregar os itens coletados, que serão levados posteriormente por uma cooperativa de catadores para a correta destinação. Estão previstas premiações para as escolas, como forma de estimular os estudantes a se engajarem na luta pela preservação do meio ambiente.
O dia dedicado à ecologia terá também um passeio de barco para os alunos da Escola Regina até a praia de João Fernandes, onde eles poderão mergulhar e aprender um pouco mais sobre o Parque dos Corais. Já na escola Emígdio, estudantes da educação infantil ganharão um passeio ao Cine Bardot, com direito a filmes ecológicos de cunho lúdico.

Texto: Vanessa Campos
Fotos: Rayssa Pereira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s