Mês de junho terá diversas atividades dedicadas ao Meio Ambiente

Mês de junho terá diversas atividades dedicadas ao Meio Ambiente

Programação inclui palestras nas escolas, passeios ecológicos e plantio de mudas pelo município

A Prefeitura de Búzios realizará, durante todo o mês de junho, diversas atividades ambientais, as quais incluem caminhadas ecológicas, palestras nas escolas, plantio de mudas e campanha educativa para a população. A programação extensa acontece em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira, dia 5, e tem o objetivo principal de conscientizar a população quanto à preservação do meio ambiente como primeiro passo para consolidar Búzios como cidade sustentável. As atividades acontecem por meio de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Saneamento e demais pastas, com a participação de entidades da sociedade civil organizada.
A comemoração pelo mês do meio ambiente iniciou no último sábado, dia 1º de junho, com a realização da III Caminhada Ecológica – Circuito Emerências 2013. Com um percurso de 13 km, a travessia percorreu a Reserva Estadual da APA do Pau Brasil e o Parque Estadual Costa do Sol, iniciando no bairro de José Gonçalves e terminando no canto esquerdo da Praia do Peró, em Cabo Frio. Para a quinta-feira, dia 6, outra atividade esportiva marcará a Semana Mundial do Meio Ambiente: está marcada uma caminhada no Mangue de Pedra com a participação de alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro, a partir das 13h.
Já no dia 7, sexta-feira, em parceria com a concessionária Ampla, a Prefeitura oferecerá ecopalestras nas Escolas Municipais Regina da Silveira Ramos Vieira e Emígdio Gonçalves Coutinho, tratando de temas como destinação correta dos resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem. A atividade englobará, ainda, gincanas nas escolas com objetivo de juntar o máximo possível de material reciclável. Os alunos terão até o dia 21 de junho para entregar os itens coletados, que serão levados posteriormente por uma cooperativa de catadores para a correta destinação. Estão previstas premiações para as escolas, como forma de estimular os estudantes a se engajarem na luta pela preservação do meio ambiente.
O dia dedicado à ecologia terá também um passeio de barco para os alunos da Escola Regina até a praia de João Fernandes, onde eles poderão mergulhar e aprender um pouco mais sobre o Parque dos Corais. Já na escola Emígdio, estudantes da educação infantil ganharão um passeio ao Cine Bardot, com direito a filmes ecológicos de cunho lúdico.
A programação em prol do meio ambiente prossegue com limpeza do fundo do mar das praias do Canto e da Armação, em parceria com a Associação de Surf da cidade. O evento acontecerá no sábado, dia 8, e contará com apoio da Guarda Marítima e Ambiental, que atuará com efetivo e barco de fiscalização.
“Teremos muitos outros eventos durante o mês de junho. Temos a meta de realizar plantio de mudas de várias espécies, em áreas públicas, promover ‘Um Dia Sem Carro’, de forma a incentivar as pessoas a usarem outros meios de transporte menos poluentes, como a bicicleta, em atividades de lazer e de trabalho, e, ainda, o abraço em Manguinhos, com a presença de diversas autoridades, simbolizando o compromisso do município com a preservação das áreas verdes de Búzios”, destacou o Secretário Adjunto de Meio Ambiente, João Paulo Rodrigues, acrescentando que outra atividade que já vem acontecendo na cidade e que também faz parte da programação de Meio Ambiente, é a Plataforma Educativa Repsol Sinopec, cujo foco é a capacitação de pescadores, e acontece em parceria com o Instituto Atlantis, a Marinha do Brasil e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).
Por meio do projeto da Plataforma – a unidade móvel está estacionada na Estrada da Usina, s/nº, em frente à Secretaria de Meio Ambiente – profissionais que trabalham com a pesca terão a oportunidade de participar de cursos gratuitos, como beneficiamento de pescado e impermeabilização de embarcações.
“O nosso principal objetivo, com todas estas atividades, é mostrar que a educação ambiental depende de atitudes simples no dia a dia e alertar que a preservação do meio ambiente também é responsabilidade do cidadão, e não somente do poder público. Estamos atuando dentro da nossa legislação ambiental, mas mudar o cenário de degradação de uma cidade tão rica em biodiversidade como Búzios é uma tarefa que deve ser realizada em conjunto com a sociedade”, concluiu João Paulo.

Texto: Vanessa Campos
Foto: Raissa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s