Prefeitura de Búzios implantará projeto de geoprocessamento em todo o município

Prefeitura de Búzios implantará projeto de geoprocessamento em todo o município

Objetivo principal é mapear os problemas sociais e criar banco de dados

Foi realizada na última semana, na sede do Governo Municipal, uma reunião entre representantes e cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o objetivo de consolidar a implantação de um processo de geoprocessamento que fará a identificação e o mapeamento das demandas sociais do município de Búzios. Com auxílio das geotecnologias, a Prefeitura criará um banco de dados para dinamizar a atuação da gestão municipal na solução dos problemas em todos os setores, auxiliando, também, a captação de projetos que atendam estas demandas.
A reunião foi direcionada pelo Secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Fontenelles, e o cientista Jorge Xavier da Silva, Professor Emérito da UFRJ. Pesquisador pela Fundação de Amparo à Pesquisa pelo Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Xavier é Doutor em Geografia pela Louisiana State University – LSU, com experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento e Sistemas Geográficos de Informação.
“O objetivo da utilização das técnicas de geoprocessamento e geoestatística para análises de áreas urbanas é detectar os problemas existentes, e de posse destas informações traçar o perfil da comunidade em seus aspectos sociais, ambientais, estruturais, econômicos e educacionais, para então identificar as áreas e as ações mais pertinentes de acordo com as necessidades da população, permitindo um planejamento urbano eficaz. O estágio atual das geotecnologias permite fazer uma análise espacial que combine o mapeamento dos problemas urbanos com informações físicas, demográficas, geográficas, topográficas ou de infraestrutura”, resume um estudo do professor.
Com a implantação do sistema, demandas pontuais e de gestão territorial poderão ser facilmente aplicáveis, segundo explicou o Secretário Rafael Fontenelles. Escolher o melhor local para a construção de um novo posto de saúde, considerando a densidade demográfica, a renda média e as áreas de abrangência dos postos existentes ou identificar as localidades onde o transporte coletivo não atende de forma eficaz, considerando a distância máxima até o ponto ou o terminal mais próximo, são alguns dos exemplos da utilização do geoprocessamento.
“Mobilidade urbana, reforma estrutural e saúde são questões prioritárias, hoje, na cidade de Búzios. Temos uma população de 30 mil habitantes mas que triplica na alta temporada. E as gestões anteriores nunca estudaram como preparar a cidade para esta demanda. Por isso, como meta do Prefeito André Granado, estruturar as vias urbanas é mudança urgente para manter a qualidade de vida na cidade”, afirmou ele.
O sistema de informações urbanas georrefenciadas (SIUG) a ser implantado pela Prefeitura de Búzios atende ao programa Vista Saga (Sistema de Análise Geo-Ambiental), que consiste em um modulo de análise com grande infinidade de aplicações, desde a simples visualização dos dados até a produção de conteúdos complexos de informação. Como módulo de análise, traz uma integração direta e geração de mapas temáticos a partir dos dados provenientes dos censos do IBGE.
A primeira área em que será aplicado o geoprocessamento será a saúde. Dentre os principais pontos a serem implantados estão: abrangência da rede física existentes (centros e postos); estudos de localização de novas unidades de saúde; vigilância sanitária; controle epidemiológico; manutenção do cadastro de óbitos e nascimentos; monitoramento do programa “Saúde na Família”; monitoramento do cartão SUS; mapeamento dos diagnósticos de dengue e mapeamento dos focos da dengue encontrados em residências por guardas sanitários. A longo prazo, o programa contemplará os setores de planejamento urbano e meio ambiente, finanças, educação, ordem pública, infraestrutura e obras, habitação, serviços humanos, esporte e assistência social.

Texto: Vanessa Campos
Fotos: Rayssa Pereira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s