Prefeitura declara de utilidade pública área para construção de Centro Olímpico de Vela

Prefeitura declara de utilidade pública área para construção de Centro Olímpico de Vela

Praça, parque e marina públicos serão implantados em Manguinhos

A Prefeitura de Búzios publicou decreto nº 75, de 17 de junho, em que fica declarada de utilidade pública, para fins de desapropriação, uma área de cerca de 17 mil m² em Manguinhos para a construção de um Centro Olímpico de Vela, do qual farão parte uma praça, uma marina e um parque públicos. Considerado pelos velejadores como um dos melhores locais do mundo para treinamentos, o balneário, que possui todas as condições naturais – clima, variações de vento e qualidade da água ideais – para sediar grandes eventos esportivos de vela, terá uma sede oficial para a modalidade.
A conquista do espaço para a construção do complexo será marcada por um abraço, às 10h deste sábado, dia 22, no local. O evento, que contará com diversas atividades culturais, terá a presença de autoridades municipais, representantes da sociedade civil organizada e imprensa em geral.
O Centro Olímpico de Vela já começou a ser projetado pela Prefeitura de Búzios e tem a finalidade de servir como espaço para sediar eventos nacionais e internacionais de vela, sendo, ainda, uma segunda sede técnica da Confederação Brasileira de Vela, além de se transformar em local de acesso livre para a população, com a realização de atividades socioeducativas e de lazer. A meta é, também, com a construção do centro, valorizar ainda mais a natureza local, com a preservação do meio ambiente e ecossistema no entorno.
A instalação de um centro olímpico de vela na cidade tem apoio de consagrados velejadores no cenário mundial do esporte. Dono de duas medalhas olímpicas, Lars Grael chegou a afirmar em seu blog que, esportivamente, seria melhor ter a disputa da Vela, nas Olímpiadas de 2016, em Búzios, no lugar da Baía da Guanabara. “Quem conhece vela sabe que Búzios é incomparavelmente melhor que o Rio em ventos e na qualidade da água. Existe espaço para todos os campos de regata e as variações de vento e condições climáticas em geral são mais adequadas à vela”, escreveu o atleta.
Presente nas últimas duas Olimpíadas, Ricardo Winicki, o Bimba, campeão mundial da classe RS:X em 2007, tem toda uma estrutura de treinamento montada em Búzios, onde reside, e, todo ano, no inverno do hemisfério norte, ele recebe os melhores do mundo na cidade, para treinamentos.
“Regatas em Búzios não significam vento forte, e sim maiores variações de vento e condições climáticas em geral. Além da água limpa, tem bastante espaço para todos os campos de regata. Concordo 100% com tudo o que o Lars disse. Estaremos trabalhando duro para levar os Jogos para Búzios”, disse o velejador.

Anexo: Foto da Praia de Manguinhos, onde fica a área onde será construído o Centro Olímpico de Vela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s