Prefeitura de Búzios e Prolagos se reúnem para traçar metas de saneamento para o município

Prefeitura de Búzios e Prolagos se reúnem para traçar metas de saneamento para o município

A curto prazo, objetivo é implementar projeto de limpeza nas praias

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 31, uma reunião entre representantes da Prefeitura de Búzios e da Concessionária Prolagos, com o objetivo de traçar metas para a solução de problemas de esgoto e falta de saneamento no município. O encontro, que aconteceu no Gabinete do Prefeito, resultou na consolidação de uma parceria que visa, a curto prazo e com foco na alta temporada, elaborar um plano para conter o avanço de esgoto nas praias e o mau cheiro na cidade.
Participaram da reunião o Prefeito de Búzios, André Granado; o Vice e Secretário de Meio Ambiente e Pesca, Carlos Alberto Muniz; o Presidente da Concessionária Prolagos, Carlos Roma; o Secretário Municipal de Turismo, José Márcio dos Santos; o Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Paulo Abranches; o Gerente de Saneamento do município, Renato Tavares, e o vereador Uriel Costa. O diálogo foi marcado pela preocupação do Prefeito em solucionar, com urgência, problemas de tratamento de esgoto em todas as localidades de Búzios, principalmente nos bairros mais afastados do Centro que sofrem mais intensamente as conseqüências da falta de saneamento.
“Tivemos, hoje, um momento positivo e histórico para Búzios, no que se refere ao problema do saneamento. A Prolagos se comprometeu em resolver nosso problema de esgoto, fazendo o máximo de esforço para isso. Hoje, iniciamos uma força tarefa com a concessionária com o objetivo de atender a demanda da nossa cidade que sofre há anos com o descaso. Como está, não pode mais ficar. O próximo passo será concretizar as estratégias e tirá-las do papel”, afirmou o Prefeito.
Além da meta de elaborar um plano para preparação da cidade para o verão, com foco na contenção do lançamento de esgoto nas praias e solução do mau cheiro no município, foi discutida a necessidade de mudança da coleta de esgoto em sistema de “tomada a tempo seco” para coleta em rede separativa. De acordo com informações da concessionária, o primeiro procedimento consiste na interceptação do esgoto presente nas galerias de rede pluvial, com construção de Estações Elevatórias, que transportam o esgoto às Estações de Tratamento (ETE) da concessionária. Neste caso, quando chove, ocorre o escoamento da água da chuva junto com o esgoto para o meio ambiente.
Já a rede separativa é uma rede exclusiva para captação de esgoto de forma individual, ou seja, casa a casa, transportando o material coletado para as Estações de Tratamento.
“Existe esta necessidade de migração do sistema de tempo seco para rede separativa. O tempo seco não dá mais, nós reconhecemos isso. Contudo, a mudança que prevemos e desejamos precisa de investimentos do município. Estamos à disposição para que Búzios acabe com os problemas de saneamento, sem que o morador tenha que arcar com os custos destas mudanças”, disse ele.
Para o Vice-Prefeito e Secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, o mais importante é que a parceria gere resultados concretos:
“A Prolagos se colocou à disposição para resolver todos os problemas de esgoto sanitário que preocupam a Prefeitura. Em contrapartida, vamos captar os recursos necessários, junto ao Governo Federal, para realizarmos as mudanças. Temos a urgência em cobrir um grande território e, por isso, é fundamental que a concessionária disponha os recursos técnicos para transpormos este desafio”, explicou o ele.

Texto: Vanessa Campos
Foto: Evelin Martins

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s